No próximo dia 17 de maio às 18h00, realiza-se no ISEG o seminário “Macau, Turismo e Desenvolvimento: 20 Anos de Cidade Espetáculo”. Na sessão, serão debatidas as políticas públicas de turismo implementadas em Macau nas últimas décadas e os planos de expansão económica da China nesse sentido.
Marisa Gaspar é a oradora principal deste seminário. É investigadora do Centro de Investigação SOCIUS do ISEG e acolhe o seu mais recente projeto “Comer e Poder: A Economia da Cultura em Macau”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Desde 2003 tem desenvolvido trabalho de campo etnográfico com as comunidades macaenses em Lisboa e em Macau.
Macau é atualmente o único lugar na China onde o jogo é legal, sendo também um dos enclaves do mundo mais lucrativos em termos de receitas geradas pelos seus casinos. Macau foi uma das cidades que mais cresceu a nível mundial com as receitas geradas pelo setor do turismo e da indústria do jogo. Só no último ano, recebeu cerca de 35,8 milhões de visitantes. O Plano para o Desenvolvimento Económico e Social da República Popular da China apoia e recomenda que Macau se desenvolva como um Centro Mundial de Turismo e Lazer. A prioridade está na promoção da cidade como um destino de viagem culturalmente diversificado, de modo a atrair um segmento turístico sofisticado e com interesses diversificados, como a gastronomia.
A participação no seminário é gratuita, mas carece de inscrição prévia aqui.