Turismo de natureza atrai milhares de visitantes ao Brasil (fotogaleria)

A riqueza das cachoeiras, rios e reservas naturais do Brasil continuam a encantar os visitantes. Só no ano passado, o Ministério do Turismo do Brasil informa que cerca de 315 mil turistas estrangeiros preferiram a proximidade à natureza, em vez do luxo citadino. Atualmente com 40 estabelecimentos turísticos de acampamento registados no Cadastur – um sistema de atividade no setor do turismo brasileiro -, este nicho tem como vantagem a oferta turística complementada pela proximidade à beleza e biodiversidade natural de cada canto do país.

A procura pelo alojamento mais próximo da natureza não se restringe aos turistas internacionais. De acordo com o boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo referente ao mês de setembro, 11,2% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses afirmam preferir meios de alojamento alternativos.
Locais para acampar em cinco regiões do Brasil

Na região Sudeste, a Serra do Cipó é um dos destinos obrigatórios para quem procura estas características. A 100 quilómetros de Belo Horizonte e a 77 do aeroporto de Confins, inclui 40 locais de interesse arqueológico dispersos pelas suas célebres cachoeiras. Por toda a serra, o visitante poderá encontrar locais de campismo e outros serviços adjacentes, tais como o aluguer de bicicletas e estabelecimentos de ecoturismo.

Já no Centro-Oeste do Brasil, localiza-se o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, caracterizado pelas centenas de nascentes, riachos e rochas ancestrais. Junto à entrada do parque, a Vila de São Jorge é o principal ponto para acampamentos, sendo os banhos no rio e passeios pelo parque as atividades prediletas dos campistas. Em 2001, o parque foi declarado Património Mundial Natural pela UNESCO.

A região do Jalapão, no Norte, é conhecida pela Cachoeira da Velha, uma cascata em forma de ferradura com cerca de 100 metros de largura e 15 de altura. As Dunas, com areia fina, apresentam um tom alaranjado e alturas que alcançam os 40 metros; enquanto os Fervedouros são célebres pelas suas águas translúcidas. Os visitantes poderão ainda conhecer espécies como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro e a capivara.

A região Nordeste é marcada pela beleza da Chapada Diamantina. A diversidade da fauna e flora desta zona abrange mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de diversas espécies animais raras, como o tatu-canastra e os gatos selvagens. É também nesta zona que se encontra a cachoeira da Fumaça, a segunda mais alta do país, com 340 metros de altura.

Por fim, a região Sul apresenta o Parque da Cachoeira, a 18 quilómetros do centro da Cidade de Canela. Sendo uma propriedade privada explorada especificamente para o turismo, oferece ao visitante uma qualidade excecional no que toca às infraestruturas e à proximidade a cachoeiras e piscinas. Este parque permite ainda a realização de desportos de aventura, como o rapel e escalada.

 

A Cadastur

O registo no sistema é obrigatório para as empresas fornecedoras do serviço de acampamento turístico no país, assim como para as agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e guias turísticos. O registo neste sistema garante que a empresa está legalmente apta a prestar o serviço turístico.

[new_royalslider id=”299″]