Turismo de Portugal apostará nos “festivais de verão” em 2016

Em 2016, o Turismo de Portugal irá dar mais atenção aos festivais de verão. “Vamos tentar posicionar-nos como  o maior destino de festivais da Europa”, afirmou ao Ambitur.pt, João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal,  acrescentando que, à semelhança do que acontece com os eventos de inovação e empreendedorismo, como é exemplo o Web Summit, ou os eventos de surf e golfe, os festivais de verão têm “uma verificação mediática” que “não se circunscreve apenas aos dias de realização do evento”.

Afirmando que o Turismo de Portugal se encontra a trabalhar em conjunto com os operadores de eventos, o responsável explica que “o desenho final (da estratégia) não esta concluído ainda, mas vamos tentar fazer com que  tudo aquilo que tem sido já um trabalho feito, e com sucesso, de captação de espetadores estrangeiros para Portugal se possa generalizar, intensificar e transformar os festivais de verão em mais um motivo de comunicação”.

Segundo João Cotrim de Figueiredo, “em qualquer um destes eventos (Web Summit, de golfe ou surf), encontramos a mesma coisa: pessoas a criar, pessoas  a sentirem-se livres e bem ou pessoas a reencontrarem alguma parte da sua natureza humana que muitas vezes fica esquecida no dia a dia, e esse tipo de atributos tem que ser relacionado, na cabeça de todos os turistas potenciais do mundo, com Portugal”. Na opinião do responsável, “isto não pode ser comunicado por qualquer evento, é uma matéria técnica, é marketing de bastante subtileza, não é feito na primeira pessoa e depende muito da consistência e da persistência com que comunicamos as mensagens”.