Turismo de Portugal distinguido com o 1º lugar nacional na “Promoção do Espírito do Empreendedorismo”.

O projeto do Turismo de Portugal «Turismo 4.0 – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação» foi distinguido com o 1º lugar nacional na categoria «Promoção do Espírito de Empreendedorismo» dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2018 (European Enterprise Promotion Awards – EEPA).

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa. Todos os anos, o concurso identifica os melhores projetos de cada país em várias áreas, pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico e do emprego das regiões.

«Turismo 4.0» é um programa especialmente concebido para favorecer o desenvolvimento de projetos empreendedores e de uma cultura de empreendedorismo na atividade turística através de um conjunto de medidas e instrumentos específicos.

As parcerias desenvolvidas com estruturas de incubação e aceleração – reconhecidas como espaços preferenciais de promoção e suporte ao empreendedorismo, à inovação e à ligação a centros de conhecimento – permitiram criar uma rede de apoio a empreendedores direcionada para a introdução de práticas de inovação sistemáticas no ambiente empresarial do turismo.

Em 2017 foram desenvolvidos ao abrigo do Programa, e por via de 38 parcerias criadas, 11 projetos de aceleração de negócios, assegurando-se a integração de mais de 250 startups do turismo em ecossistemas de permanente estímulo à criatividade e à competência tecnológica.

Merece também destaque a recente criação do NEST – Centro de Inovação em Turismo. Dinamizado em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, este projeto tem como missão promover a inovação na cadeia de valor do turismo, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, o desenvolvimento e experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, destaca “no âmbito da Estratégia Turismo 2027, a importância deste reconhecimento para o trabalho desenvolvido pelo Instituto ao nível do ecossistema do empreendedorismo e a sua conjugação com a dinamização do tecido empresarial do setor com o objetivo de tornar Portugal a referência mundial do empreendedorismo em turismo.”