Turismo de Portugal e SIBS aprofundam maior conhecimento sobre perfil de consumo do turista

Turismo de Portugal e SIBS aprofundam maior conhecimento sobre perfil de consumo do turista

Categoria Advisor, Associativismo

O Turismo de Portugal anuncia parceria com a SIBS para o serviço SIBS Analytics, permitindo-lhe incorporar “informação privilegiada, de grande valor acrescentado, sobre os comportamentos de consumo em Portugal”. Através do acesso a este serviço, o Turismo de Portugal terá “relatórios personalizados, sustentados em dados reais, agregados e despersonalizados, processados diariamente pela SIBS”, lê-se no comunicado. Através deste serviço, o Turismo de Portugal reforça a sua capacidade de decisão estrutural assertiva, que lhe permite definir estratégias para o futuro do setor, com base na análise de dados de operações de pagamentos eletrónicos e numerário, o consumo e características dos consumidores portugueses e estrangeiros em Portugal.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, destaca no o SIBS Analytics constitui uma “importante ferramenta de disponibilização de informação sobre os gastos dos turistas estrangeiros que nos visitam, permitindo um conhecimento pormenorizado sobre o perfil de consumo de cada mercado. Esta informação é verdadeiramente útil para a tomada de decisão das empresas do setor pelo que o Turismo de Portugal pretende desenvolver uma nova oferta de serviços de conhecimento, a disponibilizar aos clientes do Turismo de Portugal na plataforma TravelBI“.

Para dar início a esta parceria, a SIBS e o Turismo de Portugal desenvolveram a infografia “Destinos de Verão” que revela, por exemplo, que, nas férias de 2019, os estrangeiros gastaram mais 7% em Portugal do que no período homólogo, enquanto o número de operações realizadas com cartão cresceu +17%. Cerca de 85% das operações de estrangeiros foram realizadas por Europeus. Entre estes, os Franceses são os europeus com mais operações realizadas. Ao mesmo tempo, também relativamente aos portugueses, verificou-se um crescimento das operações no estrangeiro nas férias deste ano, em +22%. A Europa foi o principal destino das operações dos portugueses, representando 92% do total, com Espanha em 1ª lugar nas operações realizadas. Fora da Europa, e analisando o TOP 5 de países onde os portugueses realizaram maior número de operações, os Emirados Árabes registam o maior valor médio diário gasto por cartão (288€). Em território nacional, neste período de férias, os concelhos que registam maior variação do número de operações realizadas pelos portugueses foram Faro, Beja, Viana do Castelo, Bragança e Faial.

“O SIBS Analytics, serviço inovador de Business Intelligence, proporciona aos seus parceiros, caso do Turismo de Portugal, o acesso a mais de mil milhões de indicadores sobre o consumo em Portugal, permitindo uma visão de 360º que suporta a formulação de decisões estruturais”, explica Gonçalo Amaro, diretor de Digital & Ecommerce da SIBS, acrescentando que “esta parceria reforça o posicionamento da SIBS como uma entidade parceira de referência para a área de data insights das instituições em Portugal.”