Turismo de Portugal e Territórios Criativos lançam programas de aceleração: Tourism UP e Taste UP

Turismo de Portugal e Territórios Criativos lançam programas de aceleração: Tourism UP e Taste UP

Categoria Advisor, Associativismo

Através dos Programas de Aceleração Tourism UP e Taste UP, os Territórios Criativos e o Turismo de Portugal estão em roadshow nacional para “alavancar projetos do setor do turismo, da gastronomia e do enoturismo”, lê-se no nota enviada. O lançamento dos programas, que teve como anfitriões a Câmara Municipal de Palmela e a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, realizou-se entre as muralhas do Castelo de Palmela e contou com a presença de cerca de setenta parceiros dos programas, vindos de norte a sul do país.

Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, deu o pontapé de saída, afirmando que “estes programas de aceleração se têm revelado muito impactantes junto da comunidade de empreendedores e nos territórios por onde passam”.

Carlos Abade, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, esclareceu que “os desafios que nos apresentam hoje são cada vez mais e mais exigentes, tornado-se assim importante a valorização dos recursos humanos para crescermos de forma sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico –  procuramos projectos diferenciadores e temos conseguido excelentes resultados, mas é preciso inovar no âmbito dos programas de empreendedorismo e por isso temos o Foster Innovation in Tourism. Em 2019, temos 18 programas de aceleração a correr em todo o país, havendo um esforço orçamental em cerca de 1,2 milhões de euros e mais de 359 startups em todo o território”.

O anfitrião da iniciativa, Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, reforçou a importância dos projetos turísticos para a região de Palmela, afirmando que o município procura “projetos diferenciadores e inovadores, pelo que receber estes programas é fundamental e estratégico”.

Em simultâneo com o lançamento, foram abertas as candidaturas dos programas, que irão estar em roadshow por 50 territórios, de norte a sul do país, para dinamizar oficinas de formação e divulgação.

O Tourism UP é um programa de aceleração, promovido pelo Turismo de Portugal, os Territórios Criativos e a GEN Portugal, que tem como objetivo apoiar startups ligadas ao Turismo no desenvolvimento de negócios, potenciando a inovação e a criação de redes empreendedoras. O TASTE UP, programa de aceleração promovido pelo Turismo de Portugal, os Territórios Criativos e a APTECE, desenhado para apoiar, através de formação e mentoria, projetos de empreendedorismo na área do Turismo Gastronómico e Enoturismo, cujo objetivo é aliar a tradição à inovação na gastronomia e trabalhar as tendências do futuro do turismo gastronómico, explorando e aplicando conceitos inovadores.

Os empreendedores interessados, podendo ser de qualquer parte do país, poderão ir às oficinas cujas datas serão divulgadas brevemente ou candidatar-se online: Tourism UP / Taste UP.