Turismo de Portugal: Empresas vão ter “selo voluntário”

Já todos sabemos que a Covid-19 abalou a economia portuguesa e mundial. Sabemos também que ainda não há um fim à vista. Mas é certo que, depois da tempestade, vem a bonança. Tendo isso em mente, um dos desafios que agora se coloca ao Turismo de Portugal é o de reconquistar a confiança dos mercados e de todos aqueles que elegem Portugal como o país preferido para passar férias, para viver e para gerar negócios.

Numa ótica de gerar cada vez mais comunicação e confiança aos mercados, stakeholders e operadores, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, anunciou esta quarta-feira que está previsto ser lançado um “selo voluntário” para as empresas do setor. “Não é uma certificação”, diz o responsável, destacando que não se pretende “arranjar mais problemas para as empresas”, embora, às que desejam ter certificados, são livres para o fazer.

Este selo tem um objetivo duplo: alertar para a prioridade em transmitir que as “empresas sabem os mínimos que internacionalmente se exigem nesta situação” da Covid-19 e permitir “colocar e comunicar lá fora que as empresas estão atentas e participam ativamente” naquilo que é imposto.

Luís Araújo falava no Smart Portugal Webinar, promovido pela NOVA Cidade – Urban Analytics Lab onde se debateu “Turismo Inteligente: e depois da pandemia?”