Turismo de Portugal investe 3,6 milhões em Espanha em 2016 com aumento significativo nas ações de comunicação

Como já foi ontem anunciado pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, Portugal irá reforçar em 25% o seu investimento em promoção no mercado espanhol. Ao Ambitur.pt, à margem da Fitur, o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, detalhou que a verba disponível será de 3,6 milhões de euros e que, dentro do plano de ações direcionado a este mercado, haverá um foco significativo em duas áreas: “na comunicação aumentámos quase 40% e nas promoções regionais que as ARPT´s fazem em conjunto connosco os aumentos são de 30%. Depois há outros que se mantêm estáveis como a presença em feiras, por exemplo, portanto na globalidade é os tais 25% mas item a item temos diferenças”.

Segundo João Cotrim de Figueiredo, “mais do que o aumento quantitativo do investimento financeiro que é feito no mercado espanhol, estamos muito entusiasmados com a possibilidade desse investimento ser muito mais repercutido, muito mais eficaz do que os investimentos que fazíamos no passado, porque embora estejamos a investir mais dinheiro, essencialmente nas mesmas linhas de promoção que já tínhamos, elas estão, do ponto de vista qualitativo, um bocadinho diferentes”. E exemplo disso é a comunicação. De acordo com o presidente do Turismo de Portugal, “a comunicação, que é já há uns anos exclusivamente online, tem correspondido a uma curva de aprendizagem muito rápida e portanto aquilo que estamos a pensar fazer para 2016, a nível da comunicação online, é recorrer a ferramentas e a monitorizações muito mais sofisticadas do que no passado, o que vai produzir aquilo que é o «cálice sagrado» da promoção, que é o aumento da taxa de conversão, ou seja, por cada um dos consumidores/turistas que é contactado, uma percentagem cada vez maior que acabe por reservar efetivamente viagens para Portugal”.

Estas novas ferramentas vão estar disponíveis para todos os mercados, no entanto, alerta o responsável, “no mercado espanhol é particularmente evidente porque é o mercado que tem mais pessoas e o aumento de taxa de conversão vai sentir-se muito mais.”