Turismo de Portugal lança programas de pós-graduação

O Turismo de Portugal, através de uma iniciativa conjunta da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da Escola do Turismo de Portugal // Douro-Lamego, inicia, em novembro, uma pós-graduação em Empreendedorismo Turístico e a pós-graduação em Ciências Culinárias.

A formação em Empreendedorismo Turístico é dirigida, sobretudo, a licenciados em Turismo, Gestão e Economia, que pretendam enveredar por uma carreira empresarial, criando o seu próprio negócio, e também, a profissionais do setor do Turismo e Hotelaria que tenham interesse em aprofundar ou atualizar conhecimentos e competências na área da inovação e empreendedorismo.

Já a pós-graduação em Ciências Culinárias é dirigida a licenciados em Hotelaria, Restauração e Turismo, e profissionais ligados à Indústria da Restauração e Alimentar, como profissionais de Cozinha e Pastelaria que pretendam aprofundar ou atualizar esta área do conhecimento. Tem como objetivos proporcionar uma formação científica e técnica personalizada no domínio da Ciência Alimentar e facultar uma resposta às exigências de qualidade, criatividade e inovação que, cada vez mais, são exigidas aos profissionais das áreas da Gastronomia e da Eno-gastronomia.

A formação é constituída por um tronco comum, que proporciona conhecimentos teóricos na área da Ciência Alimentar -, nomeadamente a compreensão das condições necessárias ao processamento, qualidade e segurança alimentar dos alimentos e bebidas – dividindo-se, depois, em dois ramos: Food Menu, ou formação nas áreas técnicas como o Marketing e Criatividade, a Gastronomia Tradicional, o Catering, Alimentos da 5ª Gama, Inovação e Tendências atuais em Gastronomia; e Wine List, formação na área da Enologia e Vinhos, tais como as características físico-químicas e sensoriais dos vinhos elaborados a partir de castas nacionais e internacionais; os diferentes tipos de vinhos (brancos, tintos, espumante, licorosos, entre outros), harmonizações de vinhos e alimentos, bem como outras interações e sinergias entre vinhos e alimentos.

Ambos são lecionados por docentes da UTAD e de outras instituições universitárias, incluindo profissionais do setor. As candidaturas online estão disponíveis até ao final de outubro.

Seguindo as orientações do referencial estratégico para o turismo em Portugal na próxima década – Estratégia Turismo 2027 -, o Turismo de Portugal pretende, desta forma, contribuir para a desconcentração. Está, por isso, focado em aumentar a oferta formativa, aproximando-a às necessidades sentidas pelo setor nas várias regiões do país, e contribuindo para a qualificação dos profissionais do turismo.