Turismo de Portugal lança RefuTur – formação em turismo para refugiados e imigrantes

O Turismo de Portugal, em parceria com a Presidência do Conselho de Ministros e com o Alto Comissariado para as Migrações, desenvolveu um curso de formação para capacitação em turismo exclusivamente dirigido a refugiados e imigrantes integrados ao abrigo de Programas coordenados pelo Alto Comissariado para as Migrações.

De acordo com o Turismo de Portugal, a primeira edição do Refutur terá lugar em janeiro de 2019, nas Escolas do Turismo de Portugal do Porto e de Coimbra. Esta formação “pretende qualificar os participantes com competências profissionais que os habilitem a trabalhar em empresas do turismo, sendo que podem optar pelas vertentes de restauração ou alojamento, permitindo adquirir as competências essenciais para o acesso à atividade profissional”. O curso, com a duração total de 158 horas, inclui ainda um estágio integrado com a duração de um mês, proporcionando uma aprendizagem prática em contexto de trabalho a realizar em unidades hoteleiras e de restauração.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, refere a este propósito que “este é mais um esforço no sentido de concretizar políticas pertinentes de qualificação e capacitação dos profissionais do turismo. Portugal valoriza a formação e as pessoas que trabalham no setor sendo que, no caso do Refutur, esse objetivo se alia a uma meritória estratégia de inserção e acolhimento dos refugiados na sociedade portuguesa”.

As inscrições devem ser remetidas à RefuJobs: [email protected]