Turismo de Portugal mostra nova imagem na WTM em Londres

O Turismo de Portugal vai estar presente no World Travel Market (WTM), uma das mais importantes feiras do sector a nível mundial, que se realiza de 3 a 6 de Novembro, no Excel London, em Londres, com o novo stand que será utilizado nas feiras de Turismo nos próximos anos. No certame do Turismo de Portugal vão ser desenvolvidas várias acções de apresentação e promoção do Destino, nomeadamente através da realização de um programa de contactos com profissionais, entrevistas com órgãos de comunicação social e do balcão Taste Portugal para degustação dos produtos nacionais. O objectivo do balcão Taste Portugal, realizado em parceria com as ARPT’s e algumas empresas nacionais, é consolidar a imagem de Portugal como destino gastronómico junto do público da feira e dar a conhecer a riqueza e a qualidade dos produtos portugueses como expoente máximo da dieta mediterrânea. Segundo João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, “o Reino Unido é um dos mercados emissores mais importantes para o País pelo que é fundamental a presença e destaque nesta principal montra turística. A gastronomia e vinhos é um produto estratégico para o desenvolvimento turístico do país neste mercado, daí a nossa aposta em promove-lo aqui e ao longo do ano através do Taste Portugal London”. O programa Prove Portugal/Taste Portugal, implementado pelo Turismo de Portugal, apoia este conjunto de eventos a decorrer em Londres de Setembro de 2014 a Março 2015, onde se pretende afirmar Portugal como um Destino gastronómico, sustentado em produtos genuínos de qualidade e em profissionais que reinventam a cozinha e os vinhos portugueses. Com a participação de vários nomes premiados com estrelas Michelin, o Taste Portugal London aposta no intercâmbio de chefs, nomeadamente na deslocação a Londres dos mais conceituados chefs portugueses que, com os seus pares ingleses, apresentarão jantares de degustação e outras provas de gastronomia e vinhos nacionais, destinados à comunicação social e aos clientes dos restaurantes de grande reputação onde serão realizados. Deste modo pretende-se associar Portugal à imagem dum destino privilegiado e inovador, onde o produto gastronomia e vinhos é trabalhado segundo as mais sofisticadas e contemporâneas tendências mundiais.Em 2013, o Reino Unido foi o 2.º mercado da procura externa para Portugal, enquanto gerador de receitas – 1.507 milhões de euros de receitas (+4,2 %). Também em 2013, os 1,4 milhões de hóspedes (+7,7 %), e que geraram 7 milhões de dormidas (+8,7 %), colocaram o Reino Unido em 1º lugar na lista dos mercados emissores para Portugal. Já este ano, até Agosto, as dormidas dos britânicos em Portugal aumentaram 11,2 % (5,3 milhões), os hóspedes 15% (1,0 milhões de hóspedes) e as receitas 16,6 % (1.147 milhões de euros), face ao período homólogo de 2013.