A segunda edição da Surf Out Portugal vai decorrer nos dias 21 e 22 de setembro, na FIARTIL – Feira Internacional de Artesanato do Estoril. O Turismo de Portugal volta a juntar-se á iniciativa, que este ano “têm a criação de um cluster do surf como um dos principais assuntos em debate”, anuncia a organização comunicado.
Alguns dos principais players da indústria do surf vão reunir-se para celebrar o momento alto que esta atravessa, mas também para debater a atualidade do setor, abordando questões estratégicas para o seu futuro.
“O surf representa um estilo de vida e de relação com o mar e a natureza. Mais do que o contributo direto para os fluxos e receitas turísticas, assume relevância na capacidade de posicionar Portugal como um destino turístico jovem, criativo, moderno e sustentável. O surf diversifica a oferta do destino Portugal, capta mercado e dinamiza as economias regionais, enriquecendo a proposta de valor do país ancorada em recursos distintivos: o mar português e as Portuguese Waves”, explica Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.
Na informação enviada à imprensa, a organização refere que a criação de um cluster do surf, à semelhança de outros clusters de competitividade, será um dos principais temas das Surf Talks by Turismo de Portugal. Alguns dos principais intervenientes do setor vão juntar-se para tentar perceber se o país tem condições para criar um conjunto de iniciativas que possam reforçar a competitividade, promoção e internacionalização da indústria do surf.
Com o grande “boom” que se verificou nos últimos anos, vai também abordar-se o surf como oportunidade de negócio e sobre como podem os diferentes intervenientes coexistir num mesmo espaço, dos surfistas aos empresários, sem pôr em causa a qualidade da oferta turística e a sustentabilidade das praias. Sendo os surfistas o principal rosto da modalidade, a forma como gerem e promovem a sua carreira e o potencial mediático para os patrocinadores são temas também em cima da mesa.
Para os debates, estão já confirmados nomes como Luís Araújo, Francisco Spínola, diretor-geral da Liga Mundial de Surf para a Europa, África e Médio Oriente, e Tiago Pires, da ReAct Sports Management e ex-competidor. Este ano, a Surf Out Portugal alarga a participação a porta-vozes internacionais, como o talent manager americano Ben Cohen, da 28th Ave Management, o australiano Michael Spencer, manager da Chilli Surfboards, e o alemão Mario Wehle, gerente da Magic Quiver, loja de artigos de surf premium, que vêm partilhar a visão de quem vê o surf nacional de fora.
Além das Surf Talks by Turismo de Portugal, a iniciativa contará ainda com uma mostra de mais de 50 marcas ligadas à modalidade, ativações exclusivas, workshops, música (com DJ no local), food trucks e algumas atividades, nomeadamente sessões de live shaping com alguns dos melhores profissionais a nível mundial, como o brasileiro Johnny Cabianca, shaper do campeão mundial Gabriel Medina, o australiano James Cheal, CEO da Chilli Surfboards e responsável pelas pranchas de Adriano Souza, campeão mundial em 2015, e Nick Uricchio, shaper da Semente, marca estabelecida em Portugal há largos anos. A eles, juntam-se ainda alguns surfistas de renome, como Nicolau Von Rupp e Alex Botelho.
“Quisemos, mais uma vez, preparar um evento para toda a família e para todos os simpatizantes do desporto, desde o surfista profissional ao surfista por lazer, passando por aqueles que apenas simpatizam com a sua ‘boa vibe’ e estilo de vida. Além de poderem experienciar uma imersão única no surf, conhecendo o que de melhor se faz na área e tendo a oportunidade de ouvir alguns dos principais intervenientes do setor, os visitantes vão também poder contar com muita animação, para garantir dois dias bem passados”, refere Salvador Stilwell, que idealizou e desenvolveu o conceito do evento com o irmão Patrick Stilwell, ambos surfistas.
A par do apoio do Turismo de Portugal, a Surf Out conta ainda com a Associação de Turismo de Cascais, MEO, C. Santos VP, Takeoff Surf Travel, The Oitavos Hotel e Partners como parceiros. FUEL TV, MEO Beachcam, ONFIRE Surf e Surftotal voltam a ser media partners. A entrada na FIARTIL terá um custo de 2€ e crianças com menos de 12 anos não pagam. As portas abrem das 12H às 22H.