Turismo do Alentejo e Ribatejo apresenta a 5ª Edição do Festival Internacional de Música de Marvão

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo apresentou hoje, no Centro Cultural de Belém, a 5ª edição do Festival Internacional de Música do Marvão (FIMM), a realizar-se de 20 a 29 de julho.

Este é o maior festival de música clássica do país – com direção artística do maestro Christoph Poppen e da soprano Juliane Banse – que promove 40 concertos em 10 dias, com a participação de 300 artistas de mais de 20 nacionalidades.

Esta será ainda a edição com a maior participação de músicos portugueses até à data e a que traz a Portugal, em estreia absoluta, a Orquestra Estatal de Atenas.

São esperados mais de seis mil visitantes, com os concertos a ter lugar em Marvão, Ammaia, Valência de Alcântara, Portalegre e, pela primeira vez, em Castelo de Vide.

Na programação deste ano, destaca-se um concerto especial do maestro António Victorino d’Almeida, que irá acompanhar ao piano a austríaca Erika Pluhar, no dia 24 de julho, em Castelo de Vide. Outro destaque será um duplo concerto de David James & Friends, a 28 de julho, na cisterna do Castelo de Marvão, reunindo de novo os quatro elementos dos lendários Hilliard Ensemble, extintos em 2014.

Com uma componente sustentável, este festival implementará ainda, com o apoio do grupo A MATOSCAR e do Município de Marvão, um projeto de mobilidade elétrica onde apenas os veículos elétricos ou híbridos poderão circular dentro da vila muralhada. O objetivo deste projeto pioneiro é o de contribuir para criar um ambiente com menos poluição e menos ruído durante o festival, para que a melhor música clássica se possa fundir na perfeição com o cenário único de Marvão, criando uma atmosfera perfeita.