Turismo do Alentejo e Ribatejo inicia ação de acompanhamento e sensibilização no terreno

Turismo do Alentejo e Ribatejo inicia ação de acompanhamento e sensibilização no terreno

Categoria Advisor, Associativismo

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT-AR) inicia esta quarta-feira, dia 1 de julho, um conjunto de ações de acompanhamento e sensibilização pedagógicas juntos dos empresários do setor, no âmbito do projeto de certificação “Destino Seguro & Sustentável”, decorrente da crise pandémica atual.

Neste contexto, o presidente da ERT-AR, António Ceia da Silva, acompanhado pelo técnico responsável pelo projeto e pela equipa de especialistas em saúde publica da Biosphere (parceiro no desenvolvimento da iniciativa) vai “visitar algumas das unidades hoteleiras e empresas de animação turísticas do Alentejo e Ribatejo” às quais já foi entregue o “Certificado de Compromisso para um Destino Seguro & Sustentável”, refere esta entidade em comunicado.

Segundo a ERT-AR, o objetivo das ações é acompanhar as boas práticas que foram implementadas pelos empresários já certificados, as quais assentam nos princípios de sustentabilidade sanitária da empresa e na salvaguarda da saúde e bem estar dos colaboradores, clientes, fornecedores ou comunidades locais.

A Turismo do Alentejo e Ribatejo recorda que o projeto de certificação “Destino Seguro & Sustentável”, dirigido de forma gratuita e voluntária a todos os players do setor – nomeadamente a agentes da restauração, alojamento, animação turística, postos de turismo e património imaterial – tem vindo a ser promovido através de webinar de esclarecimento e disponibilização de guias de requisitos e conta com uma equipa especializada de apoio ao empresário.

Atualmente com cerca de meia centena de aderentes, o projeto, que se apresenta dinâmico e aberto a todos os empresários, surge em linha de continuidade com o processo de certificação Biosphere do destino que a Turismo do Alentejo e Ribatejo tem vindo a implementar no território, o qual assenta nos pilares da sustentabilidade ambiental, económica, sociocultural e sanitária.

Nas palavras do presidente da ERT-AR António Ceia da Silva, “o último pilar apresenta particular importância numa fase em que´, face à crise pandémica, os turistas e visitantes no momento da escolha dos destinos vão dar primazia à fruição de locais que garantam a segurança sanitária”.

As ações podem ser acompanhadas em direto, no Facebook. Para mais informações sobre a aplicação de medidas sanitárias podem ser consultadas na plataforma “Destino Seguro & Sustentável” consulte aqui.