Turismo do Algarve aprova plano de atividades para 2016 no valor de 6,9 milhões

Turismo do Algarve aprova plano de atividades para 2016 no valor de 6,9 milhões

Categoria Advisor, Associativismo

O Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2016 da Região de Turismo do Algarve (RTA), no valor de 6,9 milhões euros, foi aprovado na reunião da assembleia geral que decorreu no auditório da entidade, em Faro. “Em 2016 a RTA pretende continuar a implementar ações que permitam desenvolver e valorizar o potencial turístico da região. Ações que passam essencialmente pela requalificação da oferta turística regional e valorização do produto, pelo reforço da promoção e pela dinamização da animação turística”, afirma Desidério Silva, presidente da comissão executiva da RTA.

A área com maior dotação orçamental é a da promoção e animação, com mais de dois milhões de euros para ações como a participação em feiras do setor em Portugal e Espanha, visitas de familiarização de agentes turísticos e de imprensa, apoio às rotas aéreas diretas para Barcelona e Madrid, em parceria com as companhias aéreas, roadshows e ações de divulgação e promoção da Dieta Mediterrânica.

“Em termos promocionais seremos o destino convidado na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde apresentaremos o nosso novo stand. Estaremos mais uma vez presentes na FITUR, FEHISPOR e Mundo Abreu e voltaremos a organizar o Incentivo Algarve como forma de apoiar e reconhecer o trabalho dos agentes de viagens portugueses e espanhóis», refere Desidério Silva, acreditando que «2016 será O ano do Algarve”.

Destaque ainda para a Algarve Nature Week, que após o sucesso da 1.ª edição promete trazer ainda mais atividades e novidades na edição de 2016, a decorrer entre os dias 13 e 22 de maio, no concelho Loulé. Ao nível da reestruturação do produto estão previstas iniciativas de dinamização do turismo ativo, em particular os passeios pedestres e o cicloturismo.

Outra das apostas é o marketing digital através do desenvolvimento de novas apps e de um novo portal, já em consonância com a nova imagem promocional da marca Algarve que começará a ser desenvolvida em 2016. Campanhas de comunicação multimeios, divulgação e dinamização de eventos, ações de marketing e dinamização da presença do Algarve nas redes sociais são mais algumas das ações previstas.

Por fim, e no âmbito das comemorações dos 45 anos da RTA, foi aprovada a atribuição de Medalhas do Turismo a pessoas e entidades que mais se destacaram na valorização e divulgação do turismo algarvio.