Turismo do Algarve e ERTA lançam programa para regenerar e valorizar Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Turismo do Algarve e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA) lançaram oficialmente o Programa de Comunicação e Gestão de Branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta é uma iniciativa conjunta tem como objetivo regenerar, valorizar e promover os territórios de Aljezur, Monchique e Odemira, severamente afetados pelos incêndios do verão de 2023.
Financiado pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Linha + Interior Turismo – Aviso “Regenerar Territórios”, o programa estende-se até agosto de 2026 e representa uma aposta firme na coesão territorial, na sustentabilidade e na valorização da identidade local.
Nesta operação, surge a campanha de branding “Ao Natural é melhor!”. Conforme partilhado em comunicado à imprensa, esta campanha posiciona o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina como “um refúgio de autenticidade, onde a natureza dita o ritmo e onde o essencial volta a ter protagonismo”. Desta, surgem diversas mensagens, como “Troca as notificações por sensações”, “Faz refresh com os dedos dos pés. Na relva e no mar” ou “Ver casas caiadas de branco, é natural”, que convidam os visitantes a abrandar e reconectar-se com a zona.
Entre as ações já em curso destaca-se a reposição da ponte de madeira sobre a Ribeira de Seixe, símbolo da união entre o Algarve e o Alentejo e que havia sido destruída pelos incêndios. Esta intervenção é parte de um conjunto mais vasto de medidas de qualificação da oferta turística, que inclui também a recuperação de trilhos pedestres e cicláveis da Rota Vicentina, permitindo devolver aos residentes e visitantes o acesso seguro e sustentável à paisagem protegida.
Para além disso, o plano contempla a definição e implementação da imagem da campanha, a produção de conteúdos multimédia e materiais de suporte à promoção, bem como um vasto conjunto de ações de comunicação e relações públicas nos mercados nacional e espanhol. Destaca-se ainda o evento promocional que terá lugar no Consulado de Portugal em Sevilha e um evento de animação dedicado ao turismo de natureza, a realizar-se em simultâneo, nos dois territórios, no último trimestre de 2025.
Este programa surge como uma resposta estratégica à necessidade de regenerar o território, reposicionando-o como um destino de destaque – graças à natureza, à cultura local e à hospitalidade.