Turismo do Algarve tem em execução projetos de promoção com apoio de 890 mil euros de fundos europeus

O Programa Operacional do ALGARVE – CRESC ALGARVE 2020 já mobilizou 1,65 milhões de euros de fundos europeus em apoio de candidaturas apresentadas pela Entidade Regional de Turismo do Algarve (RTA). Estes apoios visam promover a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME’s), a valorização do património cultural e natural, a capacitação institucional integrada em parcerias setoriais e territoriais, a formação de trabalhadores e a promoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) na administração e serviços públicos, refere uma nota de imprensa enviada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve).

Atualmente, encontram-se ainda em execução seis dessas candidaturas, representando um investimento global de 1,36 milhões de euros e um apoio de 890 mil euros de fundos europeus, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE).

Destacam-se os projetos Algarve Craft & Food – Criar | Experimentar | Internacionalizar, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e produtos agroalimentares locais do Algarve; Internacionalizar+Algarve 2.0 Turismo que visa potenciar a internacionalização das PME’s da região do Algarve, enquadradas no domínio da RIS3 ALGARVE Turismo; Internacionalização da Algarve Tech Hub para potenciar a internacionalização das empresas e entidades do sistema de I&I do setor tecnológico do Algarve, promovido pela Algarve Evolution, em parceria com a Universidade do Algarve, a ATA e a RTA; Algarve Cooking Vacations, projeto de criação e promoção de novas rotas turísticas centradas na gastronomia e vinhos da região; capacitação dos trabalhadores da Região de Turismo do Algarve, promovendo a formação especifica e direcionada em áreas como a inovação ou a tecnologia digital.

Foram já concluídas, tendo beneficiado de um montante global de apoios de 760 mil euros e representado um investimento total aproximado de 1,2 milhões de euros, as seguintes candidaturas:

– Internacionalização do destino turístico Algarve em Espanha através da implementação de ações de promoção, com incidência nos principais produtos turísticos identificados no Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve;

– Algarve Natural que contemplou as seguintes ações: Algarve Nature Week; Campanha de sensibilização destinada à população local, empresas do setor e turistas, com enfoque na preservação e correta fruição do património natural da região, visitas educacionais a locais de património natural, e Materiais de comunicação no âmbito do turismo de natureza;

– O projeto MIT_Algarve que incidiu na criação de um centro de dados, e respetivos recursos tecnológicos, para reforçar a estrutura da entidade, permitindo-lhe maior robustez na disponibilização de informação, permitindo dar cobertura ao funcionamento dos 21 Postos de Turismo existentes na região, ampliando a capacidade de resposta da RTA, dotando-a de uma infraestrutura que possa dar suporte a novas soluções para interação com o seu público-alvo;

– Com objetivo central da operação é reforçar a presença online do Algarve, o projeto Algarve Online, alinhando-se com a estratégia preconizada pelo Turismo de Portugal no Plano Estratégico Nacional do Turismo e na estratégia regional definida no Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve 2014-2018.