Turismo do Centro premeia projeto de parque aventura inovador e teses académicas

O projeto “Eco Sky Park”, de Octávio Almeida, foi o grande vencedor da terceira edição do Concurso de Empreendedorismo Turístico/ Prémio José Manuel Alves, promovido anualmente pela Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal. O projeto, a implementar em Vouzela, é um parque aventura inovador e inclusivo, em que todos os desafios a vencer pelos utilizadores se situam acima do solo, suspensos em árvores.

O júri final, composto por especialistas na área do turismo, atribuiu o segundo lugar à ideia “Ground Piece” (“Pedaço de Chão”), proposta por Ana Filipe e David Filipe. Este é um projeto de alojamento que promete aos hóspedes uma experiência de comunhão com a terra, integrando vertentes de turismo de natureza, valorização do património e colaboração com as entidades locais. O objetivo dos autores é que venha a ser uma referência no turismo em rede e desenvolvimento comunitário.

A terceira melhor ideia de empreendedorismo turístico no concurso intitula-se “Nonna” e foi apresentada por Sidónio Frazão. Trata-se de um projeto de Ecoturismo/Restauração e Hotelaria ecológico e sustentável de apoio ao turismo, em área urbana, centrado no desenvolvimento e promoção da região de Aveiro.

Nesta edição do Concurso de Empreendedorismo Turístico/ Prémio José Manuel Alves foram apresentadas 53 candidaturas. Paralelamente, já são também conhecidos os vencedores do Concurso de Teses Académicas, ao qual concorreram 16 candidaturas, nas suas duas vertentes: Tese de Doutoramento e Tese de Mestrado.

A Tese de Doutoramento premiada pertence a José Luís Pimentel Lavrador e tem como tema “A Mesa entre os Homens – Comensalidade e Gastronomia nos Textos Bíblicos – Um Discurso para os Nossos Tempos”. A partir de uma teorização sobre o ato de comer e a refeição, o estudo analisa a comensalidade real e simbólica nos textos literários bíblicos e apresenta a mesa comum de inspiração bíblica enquanto experiência de gastronomia. Esta mesa pode ser fruída no âmbito do novo turismo.

Nas teses de mestrado, o júri distinguiu a tese de Liliana Catarina Cruz Saraiva, intitulada “O Turismo Acessível e as Empresas de Animação Turística em Portugal Continental”. A dissertação analisa a capacidade de adaptação das empresas de animação turística às necessidades do mercado de turismo acessível.

Os prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico e do Concurso de Teses Académicas serão entregues no “Vê Portugal” – 5.º Fórum de Turismo Interno, que se realiza nos dias 7 e 8 de maio, na Guarda.