Turismo do Centro procura reforço de cooperação transfronteiriça com Espanha

Com o intuito de reforçar o trabalho desenvolvido ao nível turístico com diversas regiões da Península Ibérica, o Turismo do Centro de Portugal apresentou esta quarta-feira, dia 17, durante o primeiro dia de Fitur, a plataforma “Turismo RESOE”. A RESOE representa a macrorregião do Sudoeste Europeu, que junta o Centro de Portugal, a região do Porto e Norte de Portugal, a Galiza, as Astúrias, a Cantábria e Castela e Leão.

No âmbito desta medida de cooperação transfronteiriça, Pedro Machado, presidente do Turismo de Portugal realça que esta plataforma vai contribuir para o mercado interno dos dois países e funcionar com fator atenuante da sazonalidade que se sente no Centro do país.

“Trata-se de um reforço claro da estratégia de alargamento do mercado interno com cooperação transfronteiriça entre regiões de grandes afinidades. Com esta cooperação é possível combater também um problema da sazonalidade que afeta o centro de Portugal. Podemos ter  mais produtos ao alargamos a plataforma e termos mais visitantes ao longo do ano”, sintetiza, acrescentando que a nova marca pode “aumentar o potencial turístico” e a competitividade dos destinos.

Presente nesta apresentação, o ministro de Economia, Manuel Caldeira Cabral felicitou as entidades envolvidas pela iniciativa, relembrando a importância do desenvolvimento de acordos de cooperação entre Portugal e Espanha. “A cooperação transfronteiriça foi uma das prioridades que destacamos na cimeira ibérica que ocorreu no ano passado. Tem o potencial de desenvolver as regiões de fronteira e interesse forte na promoção conjunta dos dois países”.

No seu entender, a promoção conjunta de Portugal e Espanha pode ser especialmemte relevante junto de destinos mais longínquos, nomeadamente no mercado norte-americano e chinês. “Queremos que esta fronteira, que está traçada no papel , não divida mas valorize o que está dos dois lados, com caminhos comuns e promoção conjunta. Os dois países juntos fariam o melhor destino do mundo”, sublinha.