Turismo do Centro promove Fátima na Coreia do Sul

O Turismo do Centro de Portugal encontra-se, atualmente, na Coreia do Sul numa missão de promoção de Fátima enquanto destino de excelência para o segmento de turismo religioso. Esta ação insere-se numa visita empresarial organizada pela Associação Empresarial de Ourém-Fátima (ACISO).

Entre as várias iniciativas que terão lugar, o destaque vai para o seminário “Fátima, o Centro Espiritual de Portugal”, que decorre esta sexta-feira, dia 8, e que contará com as intervenções de Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, Filipe Silva, diretor do Turismo de Portugal, e Domingos Neves, presidente da ACISO.

Durante o seminário será apresentado, pela primeira vez, um filme em realidade virtual sobre Fátima e alguns dos momentos mais importantes das celebrações, como a Procissão de Velas e a Procissão do Adeus. Será também lançado o Diretório de Turismo Religioso do Centro de Portugal, uma listagem de empresas que operam na área, produzida pela ACISO e que contou com o apoio do Turismo do Centro de Portugal. A missão empresarial inclui ainda a realização de um workshop para profissionais do setor do turismo, membros da igreja e organizadores de viagens de peregrinação.

A Coreia do Sul foi, em 2005, o terceiro mercado internacional de Fátima. Nesse ano, de acordo com dados do INE, foram mais de 40 mil as dormidas de visitantes daquele país asiático. Em 2017, a ACISO estima que este mercado represente 60 mil noites.

“Esta missão empresarial em que o Turismo Centro de Portugal e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal estão inseridos é o reconhecimento de que o mercado da Coreia do Sul é estratégico para Fátima e para o Centro de Portugal. De ano para ano, são cada vez mais os visitantes que chegam a Fátima oriundos deste país, que é já o terceiro mercado mais importante. Cerca de 13% dos 51 milhões de habitantes da Coreia do Sul são católicos e o seu número mais do que duplicou em duas décadas. É um mercado potencial imenso”, sublinha Pedro Machado.