Turismo do Porto e Norte de Portugal apresenta mapa de gastronomia e vinhos

Imagine um documento onde existem informações sobre locais a visitar, que aconselha provas gastronómicas e dá orientações sobre as regiões demarcadas de vinhos. A Turismo do Porto e Norte de Portugal acaba de lançar um mapa enogastronómico, que identifica todos os espaços enoturísticos da região.

O mapa possui 23 produtos com denominação de origem protegida (DOP), 11 pontos de visitação e 255 quintas de enoturismo. Esta ferramenta turística está disponível em dois idiomas – português e espanhol. O mapa, em formato de bolso, está disponível nas lojas de turismo em toda a região Porto e Norte.

Segundo Melchior Moreira, presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, citado em comunicado, o mapa enogastronómico “é um projeto pioneiro que convida à descoberta das melhores experiências gastronómicas inspiradas nas tradições locais, e dos vinhos, mundialmente reconhecidos pela sua qualidade e originalidade”. Em 2016, prossegue, a gastronomia representou 23% do fator de motivação para quem visita o destino, logo a seguir ao City Breaks e Touring Cultural, “o que nos mostra que é realmente um produto estratégico de extrema importância para a promoção da vinda ao território e por isso mesmo a exigir que haja respostas para quem nos procura”, conclui.

Os mercados com mais apetência para este produto são os espanhóis e franceses, os mesmos que mais procuram o destino. Sendo de salientar o aumento de cerca de 17% da procura por parte dos espanhóis durante este ano. No acumulado entre janeiro e setembro e em comparação com 2016, o destino registou um aumento de 11,2% nos visitantes cuja motivação é a gastronomia e vinhos.