Depois do enorme sucesso alcançado com a campanha “O Norte Lá em Cima” junto do mercado nacional, o Turismo do Porto e Norte arranca agora com a segunda fase desta campanha, direcionada para o mercado externo de maior proximidade.
Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Reino Unido são os mercados emissores desta nova fase da campanha, que à semelhança do que foi feito em julho passado terá o enfoque nos meios digitais. “O que estamos a fazer é a posicionar o nosso destino tendo em visto a retoma do setor, já que é chegado o momento para pensar no day-after da pandemia. Sabemos que as condicionantes ainda são muitas, que ainda teremos de viver mais uns tempos com restrições, mas também sabemos que quem melhor se preparar, maior e mais rápido retorno terá”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).
A primeira fase da campanha “O Norte Lá em Cima”, que foi lançada em julho, procurou atrair o mercado nacional, tendo apresentado de imediato resultados visíveis, principalmente tendo em conta todos os constrangimentos de contexto pandémico que se vive. Aliás, e a comprová-lo, estão os sub destinos do Minho, Trás-os-Montes e Douro que tiveram índices de ocupação muito interessantes nos meses de Verão, atingindo taxas de ocupação acima dos 80%.
“O Norte Lá em Cima” está disponível em três idiomas – castelhano, inglês e francês –, quer nas landing pages, quer nos vários filmes, sendo que voltará a privilegiar a interação com os visitantes através de um live chat. Outra das apostas volta a ser a utilização de imagens apelativas e alusivas às diferentes épocas do ano de alguns dos locais mais emblemáticos do Porto e Norte de Portugal.
A campanha volta a ser micro segmentada, configurada pelas características do próprio destino e pesquisa prévia. Os insights permitirão desenvolver os temas mais procurados, divididos por sub destinos, serviços ou experiências personalizadas, de acordo com os diferentes critérios. A informação recolhida permitirá, também, traçar com maior exatidão o perfil do turista que procura o destino.
A campanha terá a duração de três meses e poderá ter ajustes conforme o feedback obtido sobre a performance e número de interações. A evolução da situação pandémica poderá, também, ditar uma readaptação da campanha à conjetura.
Por fim, e numa terceira fase, após a recuperação da confiança por parte dos turistas para realizarem viagens de longo curso e da reposição das ligações aéreas, pretende-se intensificar a promoção internacional da região, que tinha no Brasil, EUA ou Canadá mercados em crescimento e muito importantes para aumentar a estada média na região e esbater a sazonalidade.