Turismo do Porto e Norte posiciona-se para reconquistar o mercado brasileiro

O Turismo do Porto e Norte realizou o webinar “A Hora do Brasil” no qual procurou identificar tendências, fazer o diagnóstico do mercado e estabelecer estratégias para cativar um mercado com um universo de 212 milhões de habitantes, que se reveste de uma importância fulcral para a região. Terceiro mercado emissor do destino no período pré-pandemia, o Brasil desempenha um papel fundamental para esbater a sazonalidade e aumentar a estada média, estando por isso os responsáveis do Turismo do Porto e Norte a criar produtos e a reforçar a comunicação junto daquele mercado.

“Já a pensar na retoma, criámos dois produtos em que depositamos grandes esperanças e que acreditamos que serão capazes de ir ao encontro das preferências dos brasileiros, como são os casos da grande rota de vinhos e enoturismo da região, e a marca ‘Termas do Porto e Norte’”, sustentou Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal. O responsável pelo turismo da região sublinhou ainda a necessidade “de apresentar estes produtos de uma forma integrada com outro tipo de conteúdos, porque o brasileiro não se prende muito tempo a um só tema, a uma só ocupação ou a um só lugar”.

Para que este mercado volte a visitar a região é essencial a retoma da operacionalidade da aviação e, neste particular, existe um ambiente de grande incerteza. “De uma forma geral, temos tido boas notícias com a retoma e até o reforço de algumas ligações, como são os casos da Turkish e da Ryanair. Temos esperança que, mal a situação pandémica estabilize, o mesmo suceda com a TAP e com as companhias brasileiras que voavam para o Porto”, reforça Luís Pedro Martins.

Esta foi a segunda sessão de um ciclo de webinars que o Turismo do Porto e Norte está a realizar tendente a preparar a retoma da atividade. O primeiro realizou-se com os responsáveis do Turismo de Portugal em Espanha, o principal mercado emissor do destino.

Na sessão, o orador convidado foi Bernardo Cardoso, responsável da Delegação do Turismo de Portugal no Brasil, que revelou a grande vontade dos brasileiros em voltar a viajar, muito particularmente para Portugal, destino que ocupa o segundo lugar nos rankings dos motores de busca daquele país. O orador apontou ainda a perceção de segurança sanitária de que o nosso país goza no Brasil como uma vantagem competitiva e incentivou os associados da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação de Turismo do Porto a reforçarem as suas campanhas de comunicação, deixando algumas dicas: “O brasileiro adora uma boa história. Neste momento há muitos influencers brasileiros a viver em Portugal e eles são essenciais junto do grande público brasileiro, que tem grande apetência pelas redes sociais e pelas novas tecnologias”. Além disso, Bernardo Cardoso reforçou a necessidade de adaptarem os produtos turísticos ao perfil do turista brasileiro, um visitante que valoriza muito a animação turística, compras, idas a bares e restaurantes e animação noturna.