Dedicadas ao tema “Turismo e Sustentabilidade na Paisagem Fortificada”, realizam-se no dia 17 de junho, no Forte da Graça, em Elvas, as Conferências Internacionais de Elvas. Durante dois dias será promovido o debate e a partilha de ideias com o objetivo de estabelecer uma rede de comunicação de ideias que visam “abrir Elvas ao Mundo”, sendo o segundo dia reservado para visita ao património elvense e sociabilização entre os participantes.
As conferências resultam de uma parceria da AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura -, com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o ICOMOS Portugal e a Câmara Municipal de Elvas (CME), que pretende dinamizar as formas de promoção e divulgação de Elvas, enquadradas na estratégia de desenvolvimento que se defende para a região.
Os assuntos a debate relacionam-se com a interação do fenómeno turismo em sítios classificados como Património da Humanidade; a preocupação com a sustentabilidade no processo de gestão do destino turístico e a com apresentação de casos de estudo que respeitem as normas internacionais da teoria da conservação, restauro e reabilitação e metodologias conducentes a boas práticas de gestão urbana e patrimonial.
A cerimónia de abertura está prevista para as 10 horas e conta com a participação de José Alberto Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional, Miguel Silva, presidente da AIAR, Maria Calado, presidente do ICOMOS Portugal, Ana Paula Amendoeira, diretora regional de cultura do Alentejo e Nuno Mocinha, presidente da CME. A cerimónia de encerramento está marcada para as 18 horas e, pelo meio, serão apresentadas nove comunicações e promovidos dois debates.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na página do evento.