Turismo e Vinho juntos na promoção de Portugal

&O vinho é de facto uma componente importantíssima do nosso destino turístico, também já o é na nossa promoção&, afirmou, ontem,& Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, na assinatura do protocolo celebrado pelo Turismo de Portugal e a ViniPortugal, que tem como objectivo potenciar a promoção e a comercialização internacional do país enquanto destino turístico e produtor de vinhos.Adolfo Mesquita Nunes acrescentou que &não podíamos continuar a fazer promoção sem o enquadramento sobre quem tem de facto a incumbência de promover o vinho e que o sabe fazer, e depois sem ter pelo menos esta ideia de integrar, porque se é certo que o vinho é muito importante para o turismo, ele será mais importante se for integrado no território&. No futuro, &aquilo que se espera não é que o vinho entre na nossa promoção, ele já está, mas é que ele entre de forma mais coerente com aquilo que é a projecção da marca Portugal como um todo&, afirmou Adolfo Mesquita Nunes.Uma ideia também partilhada por Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal. &O turismo e o vinho reúnem uma característica muito interessante, porque ambas estão fortemente ligados ao território&. Para o responsável, o protocolo permitirá &promover uma imagem de Portugal, um território com imensas virtudes&. No que diz respeito ao mercado doméstico, Jorge Monteiro afirma que &temos uma qualidade de vinho bastante acima da qualidade do serviço do vinho na restauração&, acrescentando que é necessário &trabalhar cada vez mais uma formação profissional na perspectiva de melhorar a qualidade do atendimento, sobretudo no serviço do vinho&.Na mesma ocasião, José Diogo Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura, começou por salientar os &724 milhões de euros exportados em vinho em 2013&, afirmando que este tem tido um &crescimento exponencial&. Para o responsável,& este protocolo deve ajudar a &uma colaboração maior, uma integração maior do vinho nas actividades de promoção que se vão fazendo. E portanto, além do McNamara, que nós também tenhamos o vinho na várias acções de promoção que estão a ser feitas&. Por seu lado, João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, voltou a frisar os bons resultados do último inquérito de satisfação, realizado entre Novembro e Janeiro, que mostram que 91% dos inquiridos estão satisfeitos com a gastronomia e vinhos em Portugal. &Estima-se que o vinho continue a ter crescimentos robustos, quem sabe na área dos dois dígitos&, acrescentou.O evento contou ainda com a apresentação do projecto &Taste Portugal – London 2014&.Por Raquel Pedrosa Loureiro