Turismo impulsiona performance do mercado imobiliário nacional no 1º semestre

A Savills analisou, no seu mais recente estudo Real Estate Market Overview, a performance do primeiro semestre de 2025 nos setores residencial, de turismo e retalho em Portugal. Os dados revelam uma evolução positiva e sinais de confiança transversal ao mercado, ainda que com ritmos distintos em cada segmento.

No setor do turismo, o segmento da hotelaria voltou a destacar-se como um dos motores do mercado, com um volume de investimento imobiliário de 330,7 milhões de euros no primeiro semestre, o que representa um aumento de 16% em relação ao período homólogo e uma quota de 27% do investimento total.

Foram concluídas seis transações relevantes, com destaque para a venda do Hotel Miragem, em Cascais, adquirido por cerca de 125 milhões de euros, naquela que foi a maior operação registada no semestre. Paralelamente, o parque hoteleiro nacional continuou a crescer, com a abertura de 21 novos hotéis que acrescentaram cerca de 2.000 quartos à oferta existente.

Entre as inaugurações mais relevantes encontram-se o PortoBay Blue Ocean, no Algarve, o Algarve Marriott Salgados Golf Resort, em Albufeira, o Editory by the Sea Lagos, o The Social Hub, no Porto, e o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, em Vila Nova de Gaia (na foto). A tendência de crescimento deverá manter-se, com 77 novos hotéis e mais de 7.000 quartos previstos para inauguração entre o segundo semestre de 2025 e o final de 2026, confirmando o dinamismo do setor e a confiança dos investidores no turismo português.

Pedro Simões, Capital Markets Senior Consultant da Savills Portugal, afirma: “O segmento de hospitality continua a ser um dos grandes motores da economia nacional, como se pode verificar pela atividade apresentada no primeiro semestre de 2025. Acreditamos que este setor continuará a crescer em Portugal tendo em conta o número crescente de turistas e o número de projetos em pipeline”.