Turismo Industrial de S. João da Madeira com mais de 100 mil visitantes

O Turismo Industrial de S. João Madeira assinala, no próximo dia 23 de janeiro, cinco anos de existência, ao longo dos quais recebeu cerca de 102 mil visitantes, com mais de cinco mil visitas realizadas aos diferentes núcleos que fazem parte deste projeto.

Para assinalar a data, será inaugurada nesse dia, às 18h00, na Torre da Oliva, uma exposição de vestidos de chita, numa evocação dos populares concursos que eram organizados pela histórica empresa Oliva. Iniciam-se também cinco dias de visitas gratuitas, sendo que no dia 26 estará disponível tradução simultânea para surdos.

As comemorações dos cinco anos de Turismo Industrial, que arrancaram dia 14, com a iniciativa “Deixar Marca”, que consistiu na pintura de imagens no troço da Rua Oliveira Júnior junto ao edifício da Torre Oliva, incluem ainda a 27 de janeiro, à 21h30, o espetáculo clown Lullaby.

Em S. João da Madeira, através destes circuitos de Turismo Industrial, o turista pode visitar empresas históricas do concelho como a Viarco, a única fábrica de lápis do país em laboração, a Helsar e a Evereste, do setor do calçado, a Cortadoria Nacional de Pêlo e a Fepsa, da indústria da chapelaria, e a Heliotêxtil, da área das passamanarias. Deste roteiro industrial fazem ainda parte o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado, a Oliva Creative Factory e a própria Torre da Oliva. Com os olhos postos no futuro, o Turismo Industrial passa ainda pela Academia de Design e Calçado e pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

A organização das visitas está a cargo do Welcome Center do Turismo Industrial que agiliza todos os programas para os grupos, disponibiliza monitores que acompanham os grupos e fornece todos os materiais necessários para a visita aos diferentes espaços industriais e culturais da cidade.