Turismo no Brasil está a recuperar com preços dos hotéis a subir 27%

A Mabrian, empresa de inteligência turística, publicou um estudo de tendências sobre o Brasil e confirma que o país está a recuperar no setor do Turismo, mas ainda longe dos números pré-pandemia.

Para o estudo foi analisada a evolução da conectividade aérea internacional para o Brasil, bem como a evolução dos preços dos hotéis nos próximos seis meses, sendo que a nível de voos prevê-se um aumento de 40% e que os hotéis possam subir os preços em 27%.

O aumento na capacidade aérea representa mais 1,8 milhões de assento. No entanto, estes volumes estão ainda 18% abaixo dos valores de 2019, o que representa cerca de sete milhões de assentos a menos.

Os destinos brasileiros que mais evoluíram no aumento de assentos, em relação a 2022, foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sendo que destinos como Florianópolis, Belo Horizonte e Manaus cresceram 364%, 255% e 83%, respetivamente.

A análise ainda revela que o preço médio divulgado de um quarto de hotel no Brasil aumentou em média 27% para uma estadia nos próximos 6 meses. Por categorias, os hotéis de 4 estrelas são os que mais aumentam os preços, com 29% em comparação a 2022, enquanto os hotéis de 3 e 5 estrelas aumentam 27% e 26%, respetivamente.

Todos os mercados internacionais mostram crescimento em comparação ao ano passado, destacando-se o mercado dos EUA, acrescentando mais de 400 mil assentos extra até outubro. No entanto esta tendência terá de ser acompanhada a partir do final de outubro, após o anúncio do governo brasileiro em exigir novamente visto para os americanos.