Turismo responsável e voluntariado social abrem Convenção da HotelShop+SocialShop

“Mergulhar para limpar o Oceano Atlântico, viajar num barco movido a energia solar, plantar uma árvore em família ou visitar as ruas de Alfama guiado por um ex-sem-abrigo”, enumerava Rita Marques, CEO da ImpacTrip, na abertura da convenção Bianual da HotelShop+SocialShop, a decorrer hoje em Lisboa, referindo-se a alguns dos programas da empresa, que quer pôr os turistas a deixar uma marca positiva nos lugares por onde passam.

Pioneira do turismo responsável em Portugal, desde 2015, a ImpacTrip disponibiliza experiências, em várias zonas do país, [para individuais ou grupos], motivadas pela combinação de dois conceitos: turismo responsável e voluntariado social. Mas estes não são uns passeios quaisquer, já que os turistas são convidados a partir numa experiência única em que não só redescobrem Portugal como têm a oportunidade de contribuir em projetos socio-locais: recolher alimentos e distribuir refeições, renovar habitações de famílias carenciadas, resgatar animais das ruas,  acompanhar pessoas com deficiências, entre outros, em zonas com muito para dar e nas quais há muito por fazer.

Rita Marques, CEO da ImpacTrip

Rita Marques considera que “as pessoas querem viajar de forma experiencial, conhecer os locais e a cultura”. “Mais do que ver Portugal”, prossegue, querem “viver o que é ser português”. Aliado a isso, “cada vez mais as pessoas querem minimizar os impactos negativos que o turismo têm e maximar o impacto que pode ter”, constata.

A convenção bianual HotelShop+SocialShop está a decorrer esta terça-feira, no Altis Grand Hotel, em Lisboa – desta vez com um motivo muito especial: a celebração do 10.º aniversário desta central de compras, especializada em abastecimento aos hotéis e instituições sociais.

O evento, que tem como tema “Gestão de custos para hotéis e IPSS”, conta com seis intervenções de especialistas em gestão de negociações, tempo e produção alimentar, bem como dois painéis – esta manhã, estiverem presentes Francisco Moser, Diogo Fonseca e Silva e Pedro Fernandez dos hotéis Discovery, Pestana e Altis, respetivamente, que abordaram a gestão de custos na perspetiva do comprador. Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Hunter Halder, presidente da Re-Food, o chef Ljubomir Stanisic e o jornalista José Gomes Ferreira juntaram-se aos oradores.

A iniciativa termina com a entrega dos habituais Prémios HotelShop+SocialShop, com Paulo Futre, referentes à performance de compras de 2017. No final do dia, será ainda sorteada uma viagem no valor de mil euros e diversas estadias em unidades hoteleiras associadas à central de compras.