Turistas de negócios gastam quatro vezes mais que visitantes de lazer no Brasil

Um estudo levado a cabo pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), “Pesquisa de Impacto Económico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, revela que os turistas de negócios gastam em média €238,11 por dia no Brasil, um valor quatro vezes maior do que as despesas dos visitantes internacionais que visitam o país em viagens de lazer, que têm um gasto diário de €57,78. “Com uma permanência média de sete noites no país, a maioria dos entrevistados informou que pretende regressar ao Brasil – 38% no máximo dentro de dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do País é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro”, destacou o presidente substituto da Embratur, Walter Ferreira. &O estudo, realizado em 16 eventos internacionais que decorreram nas cinco regiões do Brasil, entre os meses de Março e Agosto deste ano, ouviu 1.659 participantes, e mostra que as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros de Negócios e Eventos são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%) e Salvador (4,4%). 67,6% dos entrevistados estiveram no Brasil pela primeira vez e 60% dos que já visitaram o País estiveram aqui por motivo de Negócios e Eventos. Outro tema em foco neste estudo foi a organização da viagem e mostrou que para 64,6% dos entrevistados, o facto de o evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar. A maior parte dos entrevistados (52%) organiza a própria viagem. Ao todo, 45% dos participantes procuraram a organização do evento no Brasil para colher informações sobre serviços e produtos turísticos, enquanto 20% procuraram a internet. “Os participantes com nível superior correspondem a 97,3% do total, e 39% têm rendimentos acima dos €3,13 mil, ou seja, um público formador de opinião, com alto poder de compra e capaz de levar para o seu país boas informações sobre o Brasil e que terá condições de regressar para conhecer outros destinos turísticos com os seus familiares”, comentou Walter Ferreira. Ainda de acordo com o responsável da Embratur, os resultados mostram a importância que o segmento tem para o turismo e como deve ter prioridade nas políticas de promoção turística do Brasil no mercado internacional. Para Ferreira, os grandes eventos desportivos realizados confirmam de vez a vocação do País como um grande realizador de eventos estrangeiros. “Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registaram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em Maio pela ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de eventos subiu 145%, passando de 22 para 54. O ranking divulgado mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos”, finalizou.