Turistas estão a gastar mais no Porto e Norte de Portugal

Turistas estão a gastar mais no Porto e Norte de Portugal

O IPDT, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, acaba de apresentar os resultados do mais recente estudo que define o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal durante o terceiro trimestre de 2015. As conclusões demonstram que o consumo médio por pessoa ronda agora os 522 euros, um valor superior ao alcançado no trimestre homólogo, em 2014, que se situava nos 412 euros. O valor é igualmente superior face ao segundo trimestre de 2015 (389 euros). Cada turista gastou na região, em média e por noite, 68 euros, mais11 euros que o obtido no mesmo período em 2014. Este acréscimo no consumo por pessoa reflete o aumento dos tempos de estada média na região. Os brasileiros são os que mais gastam, com um consumo médio de 106 euros por pessoa e noite, mais 8 euros que no trimestre anterior.

Numa escala de um a sete pontos, a satisfação global com a visita ao destino atingiu no terceiro trimestre deste ano os 6,24 pontos, o que representa um aumento face ao trimestre anterior e face ao trimestre homólogo de 2014. A intenção de recomendar o destino também é superior, atingindo os 6,26 pontos no terceiro trimestre deste ano. A satisfação e a intenção de recomendar são superiores entre os turistas que visitam familiares e amigos e os que viajam em lazer/férias.

O estudo indica que 39% dos turistas visitaram o Porto e Norte de Portugal por motivo de férias, 38% para ver familiares e amigos e 23% o fez a negócios. Os que se deslocaram em férias, fizeram-no em shortbreak, para experimentar a gastronomia e vinhos ou para fazer touring.

A maioria dos turistas provém de França (35 por cento) e viaja com a TAP e Ryanair. Quase metade obtém informação sobre o destino através da Internet e 75 por cento viaja acompanhado. Ficam alojados em hotéis (30 por cento), na casa de familiares e amigos (28 por cento) e em pensões (21 por cento), ficando em média 6,8 noites no destino. No caso da pernoita em hotéis a média situa-se entre 3 a 4 noites.