Os últimos dados do INE, referentes à atividade turística até agosto de 2023, dão conta de um crescimento das dormidas no concelho de Ourém três vezes superior à média nacional, sendo que os dados concernem as dormidas locais, que são feitas maioritariamente em Fátima.
Os alojamentos turísticos de Fátima apresentam um crescimento agregado de 38%, desde janeiro até agosto, face ao período homólogo de 2022, e comparativamente, o crescimento médio dos 23 municípios mais representativos em Portugal, no mesmo período, situa-se nos 11%.
O concelho tem liderado em quase todos os meses de 2023, com exceção apenas de fevereiro e abril. Este aumento nas dormidas verifica-se também no último mês para o qual existem dados disponíveis – agosto de 2023 – com uma variação positiva de 19% em relação ao mesmo mês de 2022.
As mesmas estatísticas do INE mostram que 65% das noites registadas em Fátima correspondem a hóspedes internacionais, ainda abaixo dos 70% registados em 2019.
Para Alexandre Marto Pereira, CEO da United Hotels of Portugal, “este é um dado otimista, porque denota capacidade de resistência da região a eventuais ciclos económicos mais desafiantes no mercado nacional, mas também porque revela o potencial de crescimento da região e das nossas operações se mantivermos a aposta na promoção internacional. Esse potencial é sentido nas unidades hoteleiras de Fátima representadas pela United Hotels of Portugal. No que respeita a toda a região Centro, 21% das noites de hóspedes estrangeiros foram observadas em Fátima. Considerando um panorama de 100 municípios, esta ponderação é bastante positiva – e a nossa operação tem registado esse impacto”.
Até setembro de 2023, através da marca Fátima Hotels Group, a United Hotels of Portugal intermediou a venda de aproximadamente 140 mil dormidas, o que representa um crescimento de 20% face ao período homólogo de 2019.
80% dos hóspedes provêm do estrangeiro e a empresa antevê que, em 2024, os mercados emissores estrangeiros passem a representar 85% das vendas, sendo que a maior relevância são a Polónia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos e Brasil.