“Turistas mais informados” é a nova tendência

A utilização das novas tecnologias por parte dos consumidores está a mudar a indústria do turismo. Agora é possível, além de se informarem, partilhar a experiência de viagem, conhecer o destino do ponto de vista de um residente e, principalmente, reservar e planear praticamente todos os elementos da sua viagem online. &“Temos observado uma influência crescente da tecnologia em todas as fases do ciclo de compra do consumidor”, disse Nick Hall, Responsável pelo Digital Tourism Think Tank.”Hoje me dia é raro alguém viajar sem consultar a informação online”, aponta. E isto está a mudar o status dos visitantes, dos menos, para uns dos mais informados, sobre o que querem encontrar e onde encontrar, dando origem a uma nova tendência: o turista híper-informado. &Este será o tema central em debate na conferência “The Future of City Tourism”, parte do International Festival of Business, em Liverpool, a acontecer no dia 17 de Junho, na qual um painel de especialistas, do qual faz parte Nick Hall, bem como representantes da Yahoo e da BBC, irá explorar o impacto da tecnologia em viagem. &Para já o foco das empresas deverá estar na conectividade mobile, já que a mudança deverá acelerar, o que constitui um desafio imenso para negócio turístico existente. “O objectivo desta sessão é explorar e desafiar esta ortodoxia. Estes argumentos necessitam de ser testados. É óbvio que a tecnologia é um factor importante. Mas as pessoas ainda vão querer visitar o Louvre, ficar em Veneza, serem guiadas pela Torre de Londres por um Beefeater. E podem fazer e farão todas estas coisas de uma forma não electrónica. Parte do entusiasmo em viagem é a experiência, não a realidade virtual”, defendeu Tom Jenkins, CEO da Associação de Turismo Europeu (ETOA).