“Ubeeqo Business” é a nova solução corporate da Europcar em Portugal

“Ubeeqo Business” é a nova solução corporate da Europcar em Portugal

A Ubeeqo Business já está disponível em Portugal. A novidade foi lançada esta terça-feira por Nuno Barjona, head of marketing and new mobility da Europcar Portugal, num pequeno-almoço com a imprensa. Adquirido pelo grupo Europcar Mobility em 2015, o serviço da Europcar Portugal assenta na estratégia de expansão da oferta de mobilidade da empresa, traduzindo-se em soluções simples, imediatas e tecnológicas. 

Representando uma área onde a Europcar quer reforçar presença, a empresa está a marcar posição na “transformação das novas mobilidades” nos centro urbanos. Como exemplo, Nuno Barjona apontou a introdução de “alguns serviços novos” como o “aluguer de longa duração, o de bicicletas ou scooters” mas destacou o “grande” investimento no Carsharing com a aquisição da Ubeeqo. 

Como funciona a Ubeeqo

Já disponível em 10 cidades europeias, a Ubeeqo tem dois modelos disponíveis: o “Open Carsharing” (aberto ao público geral) e o “Corporate Carsharing” (na componente business). Neste último, o responsável explica que com o know how do grupo no mercado corporate português, juntamente com a rede de clientes, fazia todo o sentido introduzir a Ubeeqo no país numa vertente “empresarial”, designada de “Ubeeqo Business”.

Direcionada a qualquer empresa de qualquer local, a Ubeeqo Business tem um foco especial nas cidades “onde há constantemente pessoas a deslocarem-se”, como por exemplo, nos headquarters de uma empresa, sites industriais, bancos ou empresas de entregas e recolhas. Com um custo mensal e através do hardware instalado no veículo, será possível ao cliente (empresa) a consulta e a “verificação detalhada de custos”, sabendo exatamente “o que foi utilizado, quanto tempo, quantos quilómetros e por quem”, contribuindo igualmente para uma “gestão simples e inteligente dos carros”, explica o responsável. 

Inicialmente, a frota deste novo serviço terá veículos Toyota Yaris híbridos e Nissan Leaf elétricos. Esta duas soluções são justificadas por Nuno Barjona pela incerteza face ao diesel: a rent-a-car garante o “carro tradicional”, uma vez que “o nosso cliente corporate está muito focado no diesel”, esclarece. Apesar disso, a Europcar vai apostar numa gama mais sustentável, sugerindo os veículos híbridos para o “segmento económico” e os elétricos para o “segmento dos compactos”. 

A introdução da Ubeeqo irá “redefinir a forma como as empresas se movem”, acredita Nuno Barjona. O serviço acrescentará “flexibilidade” às equipas, “simplificando a sua gestão de frota”: não há chaves nem papéis pois todo o processo é “totalmente digital”. Prova disso é o facto de os colaboradores poderem aceder aos veículos, fazendo as suas reservas na aplicação do serviço “de forma autónoma e até partilhar a mesma com outros colaboradores que queiram fazer o mesmo trajeto”, explica.

As expectativas com o novo serviço são altas. A Europcar já traçou um objetivo muito ambicioso: “Ultrapassar os 100 carros em qualquer cidade já no próximo ano”, sublinha Nuno Barjona, que se mostra confiante com a nova solução. “Acreditamos que vai ter muita aceitação”, assegura.

Cristiana Macedo