Um Algarve para todo o ano

No âmbito da apresentação da nova carta de vinhos da região do Algarve, durante a BTL, o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, falou sobre a necessidade de um esforço conjunto bem como de um investimento, para manter a excelência do destino durante todo o ano. &O turismo não é só o quarto de hotel, é o esforço dos sectores público e privado com vista a ter mais dormidas&.O crescimento de um milhão de dormidas que a região registou em 2013 coloca agora um grande desafio: ter mais visitantes, dormidas e receitas. Contudo, de acordo com o presidente, é necessário que o Algarve &que tanto contribui para o PIB nacional&, tenha agora intervenção e investimento, de forma a retomar a liderança no turismo nacional. &O Algarve não pode continuar a dar receita, sem ter investimento&, reiterou. Um investimento que, ao nível do sector público, passa por mais do que apenas a promoção, sendo também importante a recuperação das infra-estruturas.A aposta de promoção da região, tanto na feira, como durante todo o ano, é a gastronomia&& os vinhos. &O vinho e a gastronomia associam-se para promover uma região de praia e golfe de excelência&.& Contudo, para Desidério Silva, são muitos os produtos que o Algarve pode oferecer, como o turismo equestre e o turismo de natureza, basta apenas que a região organize& as suas ofertas e se organize entre sectores. &Queremos um Algarve todo o ano&, afirmou. Este Algarve, com um olhar sustentável, só é conseguido, segundo o presidente, com uma associação entre o Turismo e outros produtos.&O Algarve tem de continuar na primeira linha para receber, mesmo quando os problemas do Norte de África estabilizarem&, realçou ainda o responsável. As condições para fidelização do turista mostram-se fundamentais neste aspecto, bem como uma atitude positiva para defender a qualidade e competitividade do destino. &Sabemos onde queremos ir, mas também sabemos que não podemos ir sozinhos&, defendeu, apelando à envolvência de todos os agentes, à semelhança do próprio stand da feira, que junta municípios e hoteleiros.Por Rita Bernardo