Um fator/Palavra-chave para o negócio turístico nos próximos anos: “Criar Memórias”

Um fator/Palavra-chave para o negócio turístico nos próximos anos: “Criar Memórias”

Categoria Advisor, Opinião

Criar Memórias!

Por Rita Corrêa Figueira, F2is – Consultoria e Gestão (The Passenger Hostel)

Em 2020 a capacidade financeira dos millennials superará a da geração X. Os nossos hóspedes do futuro movem-se num mundo cada vez mais digital e de realidade aumentada, têm consciência ambiental e social e privilegiam acima de tudo a experiência.

O negócio turístico tem que se reinventar: investir em inovação tecnológica (AR entre outros), adaptar espaços, adoptar políticas de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental.

Quando a experiência em si é o bem mais valorizado, temos de aprender a ‘tocar’ os nossos hóspedes, de lhes oferecer uma experiência diferenciada e única para que nos levem consigo para casa como uma memória boa.

A experiência e a memória estão indissoluvelmente ligadas. O que não nos toca esquecemos, o que nos toca deixa marca para sempre.

Acredito que o ponto chave do turismo no futuro próximo é a capacidade de ‘criar memórias’. Corresponder às expectativas já não será suficiente, teremos que saber surpreender e aí a nossa autenticidade e arte de bem receber serão os nossos melhores aliados.’

(indicada por Bernardo d’Eça Leal)

*No 29º Aniversário da Ambitur retomámos um desafio já lançado por nós há três anos e, uma vez mais, o setor correspondeu. O “Passa a Palavra” colocou o primeiro repto a Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé; Nuno Mateus, da Solférias; Frederico Costa, das Pousadas de Portugal e Manuel Proença, da Hoti Hotéis. Estes quatro profissionais explicaram quais os desafios que se colocam ao Turismo nos próximos tempos e ficaram também incubidos de nos indicar a quem poderíamos lançar o mesmo repto. Ao longo dos próximos dias iremos publicar aqui os 29 comentários que resultaram deste “Passa a Palavra”, acrescentando também quem foi indicado por cada um dos comentadores.

Publicado na edição 324 da Ambitur.