Um fator/Palavra-chave para o negócio turístico nos próximos anos: “Diferenciação”

Um fator/Palavra-chave para o negócio turístico nos próximos anos: “Diferenciação”

Categoria Advisor, Opinião

Diferenciação

Por Miguel Andrade, diretor geral Praia d’El Rey Marriott Golf & Beach Resort

Um fator chave para o negocio turístico nos próximos anos – diferenciação.

Diferenciação é o elemento distinto do produto que ao ser evidenciado irá destacar o produto dos outros produtos concorrentes tornando-o “único”. Para que seja bem sucedida a diferenciação deve ser exclusiva, isto é, os atributos distintivos devem ser difíceis de copiar. Da mesma forma, os atributos devem justificar o preço do produto. A empresa deve igualmente assegurar-se que a opção pela diferenciação é viável em termos de custo, e que o preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto cobre os custos de diferenciação.

Este será o fator que terá maior relevância no mercado e no sucesso dos produtos turísticos e hoteleiros ; Esta capacidade de criar, desenvolver produto e entregar aos clientes uma experiência consistentemente única e diferenciada.

A diferenciação é um fator de sucesso independentemente do mercado e do segmento em que o produto esteja a concorrer. Em paralelo e de modo garantir consistência no produto e experiência do cliente , as equipes tem que estar emocionalmente e culturalmente ligados ao conceito e valores do produto . Este é o segundo fator para garantir a diferenciação . Em simultâneo e para finalizar esta pequena reflexão, a aposta na formação constitui o ingrediente a acrescentar para garantir continuidade na receita e sucesso da diferenciação do produto!

(Indicado por Francisco Moser)

*No 29º Aniversário da Ambitur retomámos um desafio já lançado por nós há três anos e, uma vez mais, o setor correspondeu. O “Passa a Palavra” colocou o primeiro repto a Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé; Nuno Mateus, da Solférias; Frederico Costa, das Pousadas de Portugal e Manuel Proença, da Hoti Hotéis. Estes quatro profissionais explicaram quais os desafios que se colocam ao Turismo nos próximos tempos e ficaram também incubidos de nos indicar a quem poderíamos lançar o mesmo repto. Ao longo dos próximos dias iremos publicar aqui os 29 comentários que resultaram deste “Passa a Palavra”, acrescentando também quem foi indicado por cada um dos comentadores.

Publicado na edição 324 da Ambitur.