Um Fator/Palavra-Chave para o Negócio Turístico nos próximos anos: “Serviço”

Um Fator/Palavra-Chave para o Negócio Turístico nos próximos anos: “Serviço”

Categoria Advisor, Opinião

Serviço

Frederico Costa, administrador do Pestana Hotel Group

Mesmo numa era crescente de digitalização e de automatização, a realidade mostra que as pessoas continuarão a ser um fator decisivo para o desenvolvimento das empresas, principalmente num setor como o do Turismo, onde o serviço ainda é condição-chave.

Não é novidade e desde há uns bons anos, pelo menos desde quando o Turismo ultrapassou a última crise, que o fator humano, ou melhor, a falta dele, viria a condicionar o crescimento saudável do setor.

Numa economia aquecida, o Turismo compete não só entre “parceiros” mas também com outros setores que empregam forte. E convinhamos, as enormes exigências pedidas à prestação de um bom serviço em Turismo, que se pretende contínuo e profissional, são verdadeiramente desafiantes.

Ainda que de forma mais moderada, o Turismo em Portugal continuará a crescer nos próximos anos, seja do lado da procura como do da oferta. Ora para acompanhar esta realidade, mantendo a necessária competitividade, teremos todos que estar bem mais atentos e eficazes, a produzir legislação, a negociar, a remunerar, a atrair, a cuidar e a valorizar… as pessoas.

 

*No 29º Aniversário da Ambitur retomámos um desafio já lançado por nós há três anos e, uma vez mais, o setor correspondeu. O “Passa a Palavra” colocou o primeiro repto a Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé; Nuno Mateus, da Solférias; Frederico Costa, das Pousadas de Portugal e Manuel Proença, da Hoti Hotéis. Estes quatro profissionais explicaram quais os desafios que se colocam ao Turismo nos próximos tempos e ficaram também incubidos de nos indicar a quem poderíamos lançar o mesmo repto. Ao longo dos próximos dias iremos publicar aqui os 29 comentários que resultaram deste “Passa a Palavra”, acrescentando também quem foi indicado por cada um dos comentadores. 

Publicado na edição 324 da Ambitur.