Um fator/Palavra-chave para o negócio turístico nos próximos anos: “Sustentabilidade”

Sustentabilidade

Por Sofia Pereira, diretora comercial Hotel FeelViana

A meu ver, hoje mais do que nunca, o fator chave para o negócio turístico será o da sustentabilidade. A oferta turística deverá ser vista como um todo, devemos querer valorizar a mesma pelo negócio que desenvolvemos, mas devemos também em simultâneo procurar elevar e integrar toda a região nesse projecto.

Impõem-se atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Todos estes factores estão interligados e terão de ser trabalhados em conjunto, com o meio onde nos inserimos.

O negócio turístico será tão sustentável quanto a região onde se insira o for.

Esta será uma oportunidade para cada negócio se destacar pela sua capacidade de marcar a diferença, de definir tendências. Sentido, propósito, inovação e diferença deverão ser as bases de um modelo de negócio verdadeiramente sustentável.

(Indicada por Marta Marques)

*No 29º Aniversário da Ambitur retomámos um desafio já lançado por nós há três anos e, uma vez mais, o setor correspondeu. O “Passa a Palavra” colocou o primeiro repto a Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé; Nuno Mateus, da Solférias; Frederico Costa, das Pousadas de Portugal e Manuel Proença, da Hoti Hotéis. Estes quatro profissionais explicaram quais os desafios que se colocam ao Turismo nos próximos tempos e ficaram também incubidos de nos indicar a quem poderíamos lançar o mesmo repto. Ao longo dos próximos dias iremos publicar aqui os 29 comentários que resultaram deste “Passa a Palavra”, acrescentando também quem foi indicado por cada um dos comentadores.