Um fator/Palavra-chave para o negócio turístico nos próximos anos: “Sustentabilidade e Autenticidade”

Sustentabilidade e Autenticidade

Por Kurt Gillig, diretor geral Vila Vita Parc Resort & Spa

São dois os fatores que considero caminharem, de certa forma, lado a lado: a sustentabilidade e a autenticidade. Cada vez mais, a gama de serviços disponíveis, o tratamento recebido ou a qualidade gastronómica, embora fundamentais, e aliados à imaginação e às emoções na altura de decisão, já não bastam. Está a verificar-se um shift de comportamentos; mais do que uma associação a um grupo social, as pessoas procuram agora nas marcas, os valores e causas com as quais se identificam e às quais querem ver-se associadas. Quase uma redefinição de status. Valorizam o que contribui para o seu bem-estar num todo, sentirem-se bem, são mais informadas e também conscientes das consequências da sua pegada social/ambiental. Privilegiam, por isso, momentos únicos, autênticos por essa identidade inerente, de maneira a terem vivências que se afastam do já visto, já feito, do que é massificado.

(indicado por Paula Marques e Jorge Almeida)

*No 29º Aniversário da Ambitur retomámos um desafio já lançado por nós há três anos e, uma vez mais, o setor correspondeu. O “Passa a Palavra” colocou o primeiro repto a Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé; Nuno Mateus, da Solférias; Frederico Costa, das Pousadas de Portugal e Manuel Proença, da Hoti Hotéis. Estes quatro profissionais explicaram quais os desafios que se colocam ao Turismo nos próximos tempos e ficaram também incubidos de nos indicar a quem poderíamos lançar o mesmo repto. Ao longo dos próximos dias iremos publicar aqui os 29 comentários que resultaram deste “Passa a Palavra”, acrescentando também quem foi indicado por cada um dos comentadores.