Um olhar sobre a sustentabilidade by Inês dos Santos Costa

Um olhar sobre a sustentabilidade by Inês dos Santos Costa

Sendo a sustentabilidade apontada com um dos pilares fundamentais do futuro da atividade turística, em parceria com a publicação Ambiente Magazine, iremos publicar, ao longo das próximas semanas, comentários de profissionais e entidades do setor ambiental sobre esta temática.

Abrimos este espaço com o comentário de Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente.

 

A palavra “sustentabilidade” diz pouco, se não tiver um objetivo. Se sustentabilidade é a capacidade que um sistema complexo tem para produzir um resultado desejado, qual é esse resultado? Acumulação ou criação equilibrada de riqueza? Valorizar a transação individual ou o custo/benefício para o sistema?

Para mim, sustentabilidade é a possibilidade de humanos e outras formas de vida poderem prosperar na Terra para sempre. E isso significa cuidar de nós, de outros, do resto do mundo material e também dos nossos valores comuns. Estabelecidas as condições de bem-estar social, desenvolver a economia e orientar a sociedade para garantir essas condições, mas sem ultrapassar os limites biofísicos do planeta.

Hoje, nenhum país cumpre com estes desígnios; somos todos países em desenvolvimento. O caminho para a sustentabilidade ainda será longo e difícil, mas é o único caminho se queremos ter uma hipótese de prosperar.