Um olhar sobre a sustentabilidade by José Furtado

Sendo a sustentabilidade apontada com um dos pilares fundamentais do futuro da atividade turística, em parceria com a publicação Ambiente Magazine, publicamos comentários de profissionais e entidades do setor ambiental sobre esta temática.

Leia a opinião de José Furtado, presidente da Águas de Portugal.

A dinâmica do “desenvolvimento sustentável”, adotada em 1987 pela ONU, tem vindo a ser sinalizada ao longo das últimas décadas em alertas de intensidade irregular e com concretizações aquém do exigido para a resolução dos problemas.

Hoje enfrentamos desafios acrescidos no ambiente, na sociedade e na economia que nos colocam neste novo paradigma de emergência climática que exige uma atuação global, integrada e efetiva. A recente COP26 tornou ainda mais evidente que não podemos manter-nos no plano dos conceitos e dos objetivos. Não nos resta senão passar à ação, pensando globalmente e agindo localmente.

Cabe também a cada um, no respetivo espaço próprio de atuação, a quota-parte de responsabilidade para, de forma autónoma ou articulada, mobilizando terceiros e ou integrando dinâmicas da sociedade, prosseguir o objetivo comum que é o de garantir a sustentabilidade do planeta e o bem-estar das gerações vindouras.