“Um problema da TAP é um problema para o turismo português”

O presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, voltou a demonstrar a sua “preocupação” relativa à “falta de solução” para o problema da TAP. Em declarações ao Ambitur.pt, à margem da Fitur, Francisco Calheiros afirmou que na reunião que a CTP teve com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, este foi um dos temas focados. “Dissemos-lhe que estamos muito preocupados com esta situação. É que o tempo vai passando e não há uma solução”.

Relembrando que a “TAP está com problemas financeiros e tesouraria muito graves”,  Francisco Calheiros voltou a frisar a importância da companhia portuguesa para o turismo português. “Não me canso de dizer que a TAP é determinante para o turismo em Portugal, ou seja, um problema da TAP é um problema para o turismo português. São mais de 80% os turistas que vêm para Portugal por via área e desses metade vem com a TAP”. O atual impasse já está, segundo o responsável, “a prejudicar indiretamente, no sentido em que havia hoje em dia alguns destinos em que nós poderíamos aumentar as frequências, mas por falta de equipamento não estamos a conseguir cobrir”.

Na mesma ocasião, o presidente da CTP afirmou que o “turismo” é um setor que “está bem organizado”e que os seus problemas estão “sempre relacionados com outros ministérios que não o da economia”. “Temos os problemas da fiscalidade, os problemas da cultura, dos direitos de autor , da fiscalidade e problemas das infira-estruturas, aeroportuária e TAP”, conclui.