Uma carreira na distribuição com Célia Semedo

Com carreiras no setor da distribuição, foram já vários os profissionais que têm passado pela rubrica da Ambitur.pt. Desta vez é Célia Semedo, Reservations Department Manager da TUI, que nos fala um pouco de si e do seu percurso.

Célia nasceu em 1974, em Lourenço Marques, Moçambique. Foi um acaso do destino, explica, e confessa que infelizmente não tem ligações com o seu país natal. Na verdade, viveu sempre em Portugal, desde os seis meses de idade, e não nega que o seu coração é português. Mas é também, esclarece, cabo-verdiano, sendo filha de pais das lindas ilhas do Fogo e Santiago. E é com orgulho que não deixa de referir ser também mãe de “dois lindos rapazes”.

Licenciada em Gestão de Empresas Turísticas pelo INP, esta foi uma decisão muito influenciada pela irmã mais velha, que já frequentava o curso na altura. Célia Semedo afirma que sempre gostou de línguas e de comunicar, mas assume que trabalhar na área do turismo não foi um plano delineado. Foi algo que “simplesmente aconteceu 😊”.

Como e quando iniciou a sua carreira no turismo?

Comecei em junho de 1997, na Soltrópico, e trabalhei sempre com o destino Cabo Verde. Foi uma boa experiência e trago boas memórias dessa altura.

O que a apaixona no turismo e ainda hoje a faz continuar a querer estar nesta indústria?

Gosto da dinâmica de criar uma viagem com tudo o que envolve, da magia que é criar uma viagem que vai trazer alegria e felicidade aos nossos Clientes. Para isto, é muito importante trabalhar em Equipa, e de aprender coisas novas todos os dias. O negócio do turismo está sempre em movimento e tudo altera de um momento para o outro.

A chegada à atual empresa deu-se quando e como?

Comecei a trabalhar no Mundo Tui em fevereiro de 1999, Nouvelles Frontières na altura.

E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo até aos dias de hoje?

Comecei no balcão, com atendimento ao cliente final, e depois do 11 de Setembro, quando fomos integrados no Mundo Tui, passei para o operador, para as reservas.

Como define as suas funções dentro do grupo atualmente?

Sou, desde 2016, responsável pelo departamento de reservas, e as minhas funções passam essencialmente por liderar a fantástica equipa que temos. É muito importante para mim o bem-estar da “minha” Equipa, WorkHappy@Tui. Em conjunto, o nosso objetivo é continuar a prestar um bom serviço às agências de viagens, para que estas possam fazer chegar o Mundo Tui aos nossos clientes.

Quais os momentos que a marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?

No início, o maior desafio da profissão, foi gerir o nível de stress, mas depois fui-me habituando. O 11 de Setembro e mais recentemente a pandemia foram, sem dúvida, os momentos mais marcantes e difíceis de ultrapassar. Mas, felizmente, já passou, e agora é continuar a abraçar o desafio com a mesma garra.

Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?

O desafio principal é consolidar a posição da Tui no mercado português, sempre com a qualidade e confiança da marca Tui, e também com produtos exclusivos do Tui Group, e com algumas novidades 😊