Uma carreira na distribuição com Francisca Ferreira
Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais que trabalham no setor da distribuição em Portugal. Desta vez falámos com Francisca Ferreira, product manager da Icárion Portugal, do Grupo World2Meet.
Francisca Ferreira nasceu a 10 de julho de 1972, em França. E, até aos 18 anos de idade, viveu em Poissy, uma cidade próxima de Versailles. Recorda uma infância feliz, onde se falava Francês na escola e Português em casa. E afirma que sempre adorou Portugal, sabendo que, um dia, viria para cá morar. E foi o que aconteceu quando completou os 18 anos, depois de passar o Baccalauréat, o exame do 12º ano. De malas feitas, rumou a Lisboa e inscreveu-se no curso de Turismo do ISLA, que terminou em 1993. Francisca acredita que o facto de ter nascido e crescido noutro país acabou por lhe abrir horizontes, dando-lhe a conhecer duas culturas “riquíssimas que fizeram de mim a pessoa que sou hoje”.
Como e quando iniciou a sua carreira no turismo – quais os primeiros passos?
A minha carreira iniciou-se em maio de 1993, na Nouvelles Frontières, que tinha aberto em Portugal a sua primeira agência há três meses. Comecei a trabalhar no balcão da loja, tendo mantido essa função até julho de 1998, quando passei para diretora comercial, com o objetivo de expandir as lojas desta marca francesa em Portugal. Deu-se a compra da empresa pelo grupo TUI em 2001/2002, tendo eu sido convidada pouco depois a criar um Departamento de Tour Operação em Portugal. Foram os primeiros passos do operador Nouvelles Frontières em Portugal, mudando o seu nome para TUI Portugal a partir de 2017.
O que a apaixona no turismo e ainda hoje a faz continuar a querer estar nesta indústria?
Sempre soube, desde muito nova, que queria trabalhar nesta área. A paixão pelas viagens e a sede de conhecimento dos destinos eram a junção perfeita para o trabalho num Operador Turístico. A satisfação de uma viagem conseguida, a criação de novos programas ou simplesmente o elogio dos nossos clientes, são coisas que me motivam e que me desafiam a fazer mais e melhor. Costumo dizer que ninguém enriquece no Turismo; quem trabalha nesta área fá-lo de certeza por gosto.
A chegada à atual empresa deu-se quando e como?
Após a minha saída da TUI, em finais de 2021, fui convidada a abrir um novo operador de Grandes Viagens em Portugal que já existia em Espanha – ICÁRION, do grupo World 2 Meet. Sendo um projeto muito interessante, inovador e ambicioso, abracei o mesmo em janeiro de 2022 com alma e coração.
E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo até aos dias de hoje?
Fui contratada como Product Manager da ICÁRION em Portugal, tendo como principal função a adaptação e desenvolvimento no mercado português dos vários destinos e produtos já existentes em Espanha.
Como define as suas funções dentro do grupo atualmente?
Continuo a desenvolver o departamento de Tour Operação da ICÁRION em Portugal, que tem por objetivo aumentar a programação e os destinos, e também reforçar a equipa de modo a chegar a todos os nossos clientes de uma forma mais célere e eficiente.
Quais os momentos que a marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?
Este mês completo 30 anos de turismo, por isso já passei por muitos bons e maus momentos. Os momentos mais positivos têm que ver, sem dúvida, com o reconhecimento do nosso trabalho por parte dos nossos clientes e parceiros, muitos dos quais hoje são, posso dizê-lo, amigos para a vida. Quanto a momentos maus, também os houve: atentados, tsunamis, a erupção do vulcão da Islândia que paralisou o espaço aéreo durante semanas… Mas nada comparável com a pandemia, que obrigou ao fecho das fronteiras, algo que pensávamos ser impossível acontecer no século XXI. Foram tempos difíceis, de grande ansiedade, a lutar contra o tempo para repatriar para Portugal todos os nossos clientes que estavam em viagem no estrangeiro nessa altura. Não foi tarefa fácil, mas conseguimos cumpri-la, felizmente. Seguiram-se meses de grande incerteza, mas a capacidade de adaptação e de inovação do nosso setor, felizmente, fez com que nos reerguêssemos de novo.
Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?
O ano começou de uma forma muito positiva, com uma excelente recetividade à marca ICÁRION por parte das agências portuguesas. Atualmente o operador já está bastante implementado no mercado nacional e queremos continuar a dar a conhecer os nossos produtos, marcando a diferença junto dos nossos clientes. O objetivo é consolidar a posição da ICÁRION em Portugal ao propor programas inovadores a preços mais competitivos.