Uma carreira na Hotelaria… Andreia Gomes

A intenção de mostrar mais “a fundo” quem são os profissionais que fizeram da hotelaria uma carreira em Portugal, mantém-se. E desta vez ficamos com Andreia Gomes, diretora comercial do Hotel Myriad by SANA.

Andreia Gomes nasceu a 11 de julho de 1979 em Lisboa mas explica que é no Algarve que ainda hoje tem as suas raízes. E recorda Lagos em especial, onde passou muito tempo e bons momentos da sua infância. Recua no tempo até às viagens de comboio que fazia do barreiro a Lagos, na carruagem do maquinista, a acompanhar o avô materno, João, que era maquinista, e do momento da chegada a percorrer os últimos quilómetros de linha férrea a contemplar a Meia Praia. Diz que ainda hoje tenta ir ao Algarve sempre que pode, “recarregar baterias” e ver a família. E garante que não há nada melhor do que o cheiro característico das figueiras e amendoeiras, aromas que ainda hoje lhe despertam essas memórias felizes. Mas guarda ainda memórias felizes de encontros familiares em Montemor-o-Novo, no Alentejo, lembrando a figura patriarcal do avô paterno, António Simão, que fazia questão de juntar a família e onde viver muitas das tradições locais.

Determinada, flexível, sensível, muito animada e muito apaixonada por aquilo que faz. é assim que se descreve Andreia Gomes, que adianta ser pessoa de “empatia fácil e natural”. Admite ter “o coração ao pé da boca”, o que faz com que por vezes não tenha filtros, assumindo pois que a sinceridade e o companheirismo são as características que mais a definem, tanto na vida pessoal como profissional. Afirma gostar de pessoas bem dispostas mas também de solidão “porque também sabe bem estarmos apenas connosco”. Já a família “é o meu porto de abrigo, o meu equilíbrio e a minha sanidade mental quando tenho dias mais desafiantes”.

Formada em Línguas e Literaturas Clássicas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Andreia admite que ao optar por esta área não o fez por sentir uma grande motivação por continuar os estudos mas por haver apenas duas vagas a nível nacional para este curso. Ou seja, o facto de ser uma aluna de mérito, e de ter facilidade em Latim no ensino secundário, juntaram-se ao desejo dos pais e do avô paterno em que ingressasse na universidade. Hoje, a profissional reconhece que a licenciatura e os “brilhantes professores” definiriam as bases da sua formação e enriquecerem os seus comportamentos na forma de compreender as Ciências Sociais e Humanas. Já a entrada na hotelaria, no início a trabalhar na receção de um hotel como telefonista, surgiu por intermédio de familiares que já trabalhavam nesta indústria, e acabou por se tornar uma opção de vida profissional e pessoal: “Hoje sei que foi a opção certa na minha vida”, sublinha.

Como e quando iniciou a sua carreira na Hotelaria?

O meu percurso na Hotelaria começou há mais de 20 anos no mesmo Grupo Hoteleiro onde me encontro hoje, no Grupo SANA HOTELS. Iniciei esta minha viagem na Receção do Hotel SANA Metropolitan, e fui evoluindo dentro da unidade até chegar ao Departamento de Grupos e Eventos. Ainda hoje tenho um carinho especial por este Hotel e este é o sentimento de muitos colaboradores que ainda lá estão e outros que por lá passaram!

O que a apaixona no setor hoteleiro e ainda hoje a faz continuar a querer estar nesta indústria?

É engraçado a paixão que se sente pela hotelaria que é muito difícil de explicar a quem não a vive com a mesma intensidade. É uma atividade exigente, de uma disponibilidade intensa, com uma única certeza, a de que não há monotonia e a única coisa que podemos dar como garantido são as longas horas de trabalho e que os dias passam sem nos apercebermos. E é a dinâmica desta profissão e os desafios constantes que despertam todos os dias a vontade de continuar a querer.

A chegada ao atual hotel deu-se quando e como?

Estou no Hotel MYRIAD desde janeiro de 2020, e mais uma vez aproveito para agradecer a oportunidade e a confiança que me foi dada! É um orgulho trabalhar neste Hotel único e emblemático da cidade de Lisboa e único também no Grupo SANA!

Não posso deixar de referir “as minhas pessoas”, a minha equipa, que me acolheu de uma forma tão positiva e que me faz acreditar sempre nas pessoas como o recurso mais valioso de uma empresa!

E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo hoteleiro até aos dias de hoje?

Sou muito grata à confiança que me tem sido dada dentro deste grupo, para o qual trabalho com muita dedicação todos os dias e de uma forma prazerosa, para estar à altura dessa mesma confiança. Já passei por algumas unidades do Grupo SANA e tive a oportunidade de contribuir para a evolução dessas mesmas unidades. Colaborei com profissionais de topo e ajudei a fazer crescer outros tantos, fiz de colegas amigos, e de amigos fiz família. Considero mesmo que faço parte desta família SANA e existe um respeito mútuo, consequentemente tenho crescido muito como pessoa e profissional. É de facto com profunda admiração que acompanho a evolução desta empresa e tem sido um privilégio e acompanhar esta evolução de perto.

Como define as suas funções dentro do grupo atualmente? E que tipo de gestão procura fazer em termos de equipa?

Atualmente sou diretora comercial do Hotel MYRIAD by SANA.

No meu tipo de gestão de equipa procuro sempre aproveitar o maior potencial que cada um tem para oferecer. É fundamental conhecer as valências de cada um, a linguagem de cada um, os seus métodos de trabalho e principalmente as suas personalidades. Não há pessoas iguais e é bom que assim seja, pois é esta diferença que permite a uma equipa ter melhor performance nos diferentes desafios que tem, uma vez que nesta indústria cada dia é diferente e as necessidades de cada cliente são diferentes. Tenho um pensamento sempre presente comigo: “o importante é saber quem sabe” que define muito a minha gestão da equipa, sendo que se conseguirmos entender e extrair as potencialidades de cada um, não sendo necessário que todos tenham conhecimento de tudo, dá a oportunidade a cada membro da equipa usar o seu potencial em prol de um objetivo comum e permite ter um Departamento de vendas forte, consistente e versátil. Para mim é essencial promover um canal aberto a todas as ideias, opiniões, experiências e conhecimento, e acima de tudo é essencial promover um ambiente onde impera a confiança, a transparência e o respeito mútuo.

Quais os momentos que a marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?

Foram muitos momentos positivos, e outros tantos menos positivos, em diferentes contextos e às vezes em simultâneo! Recordo-me de momentos que me marcaram profissionalmente de uma forma positiva, com a abertura do SUD LISBOA, um dos projetos mais desafiante do grupo SANA e que é hoje um enorme sucesso! Depois de viver esta experiência, com a abertura de um projeto novo para a companhia, novo para a cidade de Lisboa e novo para mim, considero hoje que este foi um momento de realização muito enriquecedor no meu percurso profissional.

Em relação a momentos menos positivos, destaco sem sombra de dúvida, a pandemia Covid 19, e os tempos conturbados pelos quais nunca tínhamos passado. Os impactos sociais e financeiros foram muito fortes e sem memória, sobretudo na dificuldade da gestão dos recursos humanos que viveram momentos de incerteza e apreensão sobre o seu futuro.

Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?

O principal desafio profissional que tenho é sem dúvida conseguir alcançar as metas estratégicas e financeiras a que nos propusemos para este ano. É de facto um grande desafio, porque os objetivos são ambiciosos e estamos a viver tempos com uma conjuntura socioeconómica incerta, a competitividade na Indústria é elevada e os hábitos dos consumidores estão sempre em evolução. É muito importante a adaptação às mudanças e necessidades dos consumidores, e é nesta dinâmica e numa indústria cada vez mais marcada pela inovação e competitividade, que é necessário ter as melhores pessoas e os melhores profissionais para conseguirmos atingir o diferencial competitivo, e nesse ponto eu acredito que já tenho os melhores comigo, e este é outro grande objetivo, continuar a fazer de tudo para garantir que eles desempenhem as suas atividades com satisfação, determinação e compromisso.