Uma carreira na Hotelaria… Tiago Monteiro Milheiro

Ambitur.pt mantém o seu interesse em conhecer melhor os profissionais que fazem carreira no setor hoteleiro. Desta vez damos a palavra a Tiago Monteiro Milheiro, atual hotel manager nos Montebelo Hotels & Resorts, em Moçambique.

Tiago Monteiro Milheiro nasceu em Campo Maior, em 1967, numa família de comerciantes de confeitaria, chocolataria e aperitivos salgados. Recorda-se bem de andar com os pais na distribuição em hotéis, restaurantes e supermercados, e reconhece que talvez venha daí o encanto que ainda hoje sente pelos setores da restauração e da hotelaria. Conta com uma formação superior em Gotelaria e Restauração e, em 2013, obteve o bacharel em Resorts & Hotels and Spa, “para estar preparado para ensinar e formar”, diz. E não hesita em sublinhar que “gostaria que estas minhas palavras fossem lidas por jovens hoteleiros e por quem gosta de hotelaria”.

Como e quando iniciou a sua carreira na Hotelaria?

Possuo um Diploma Suíço de Gestão Hoteleira pela École Hotelière de Genève em 1999 e Bacharel em Administração de Empresas pela Escola Les Roches Internacional Hotel Management with Resort Management em 2013. Em 2020, concluí o (MBA) Master of Business Administration no Institute of Business Managment.

A partir de 2000 comecei a viajar pela Europa com muita curiosidade em conhecer novos métodos e novas culturas! Da Suíça, à Inglaterra, Portugal e passando vários anos em Angola, atualmente em Moçambique. Abraçando igualmente projetos nos Paquetes de Navegação como na Carnival Cruise Lines, Holland America e recentemente na Douro Azul.

O que o apaixona no setor hoteleiro e ainda hoje o/a faz continuar a querer estar nesta indústria?

Ter muita paixão pelo excelente serviço e conhecer pessoas. Procuro sempre preparar Líderes para passar o testemunho quando de saída para um projeto mais ambicioso e motivante! Gosto muito de preparar Equipas!

A chegada ao atual grupo deu-se quando e como?

Conheci o Grupo Visabeira em 2006 e abracei o projeto em Angola, Benguela, como diretor de Hotel no Hotel Praia Morena, depois de ter estado 18 meses no Meliã Aldeia dos Capuchos, do Grupo Hoti Hotéis, como Assistente de Direção.

E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo hoteleiro até aos dias de hoje?

Com o início em 2008 como diretor de Hotel, saíndo no final de 2008 e, voltando em 2018 em Moçambique para o Songo Hotel By Montebelo, em Cahora Bassa. Atualmente, também com a gestão da unidade hoteleira Montebelo Girassol Maputo como diretor de Hotel.

Como define as suas funções dentro do grupo atualmente? E que tipo de gestão procura fazer em termos de equipa?

Atualmente, muito disponível para viajar de Unidade em Unidade, de província em província.

Tenho como grande finalidade, e muito gosto em fazê-lo, formar e preparar líderes para as nossas unidades e, numa nova etapa das nossas vidas.

Quais os momentos que o marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?

A minha passagem pelo Turismo Marítimo na Carnival e Holland América foi uma enorme experiência…servir e alojar 1500 passageiros num paquete com 1500 cabines no Pacifico e, com um serviço excecional !

A minha vontade de conhecer sempre equipas e culturas novas, leva-me a uma pressão muito grande e estando sempre fora da minha zona de conforto.

Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?

Gostava muito de ser diretor Regional e preparar equipas em Moçambique, com procedimentos europeus e uma mentalidade de um serviço de excelência!

Muito contente por ser Embaixador no CIDH – Círculo Internacional de Diretores e Hotéis e membro no ADHP.