A história de Évora pode recuar até cinco milénios, sendo fortemente marcada pela presença romana e visigótica. Esta cidade no Alentejo, Património Mundial da UNESCO desde 1986, não passa indiferente a quem a visita e é ideal para conhecer em qualquer altura do ano.
A Ambitur rumou em março a este destino nacional e alojou-se no Évora Hotel, que este ano assinala 33 anos de funcionamento. Com 170 quatros, dos quais três suites juniores e a Suite Évora (a mais requisitada pela sua dimensão e estilo), esta unidade conta ainda com dois restaurantes: o Sol Poente, um tradicional Alentejano, e o Naturalliving, um vegetariano.
No Sol Poente, cujo serviço funciona como buffet, pode dar as primeiras garfadas de boas-vindas à cidade, com uma gastronomia inspirada nas raízes da mesma e nos mais típicos pratos do Alentejo. Não conseguirá ficar indiferente, especialmente à doçaria: a Sopa Dourada é uma das apostas mais bem conseguidas do hotel, causando a sensação de comida da casa da avó. Mas a sericaia e a encharcada também vão fazer as suas papilas saltitar.
E para descarregar estas calorias saborosas, pode seguir para o ginásio da unidade ou para as piscinas: duas exteriores (adultos e crianças) e uma interior aquecida, com direito ainda a jacuzzi, sauna e banho turco. Se preferir apenas relaxar, pode optar por uma massagem no wellness center ou por ler um livro no biblioteca lounge.
O hotel oferece ainda outros serviços como kid’s club, mesa de snooker, driving range, campo de ténis, passeios de bicicleta e passeios a cavalo dentro da propriedade, além de dois bares ao dispôr do hóspede.
Esta unidade é ainda perfeita para quem viaja em negócios, podendo-se realizar reuniões e/ou congressos num auditório com capacidade de 450 pessoas, além de oito salas polivalentes e contíguas para grupos entre 16 e 120 pessoas.
E se é amante de vinhos, Évora tem uma vasta oferta no segmento do enoturismo. No seu fim de semana, a Ambitur rumou até à Adega Ervideira, que produz desde 1880. Esta empresa familiar consegue produzir entre 600 a 700 mil garrafas por ano e tudo provém das suas próprias vinhas.
Esta adega foi a primeira do Alentejo a acabar com a vindima à mão e até tem um vinho que é mergulhado nas águas do Alqueva, a cerca de 30 metros de profundidade, que lhe traz propriedades únicas e um sabor marcante.
Além da típica prova de vinhos, acompanhada de outros produtos tipicamente alentejanos, como o pão e o queijo, pode tornar-se enólogo por um dia e produzir o seu próprio vinho. Mas ainda melhor, se sempre quis ter a experiência da vindima, pode procurar as ofertas da adega neste sentido no mês de setembro, que inclui a pisa da uva (uma prática que já não é usada, mas que é revivida para os mais interessados).
O que visitar em Évora?
Há monumentos clássicos que não pode mesmo perder assim que puser os pés na cidade. O tão famoso Templo Romano de Évora (também conhecido como Templo de Diana) é igualmente Património Mundial da UNESCO e localiza-se no Largo do Conde de Vila Flor. Estas pedras garantidamente irão fazê-lo contemplar a arquitetura durante uns bons minutos.
Perto, poderá visitar também a Catedral que tem funcionado como Museu da Arte Sacra, cuja entrada custa perto de cinco euros por pessoa, e o Museu de Évora por 1,5 euros.
Outros locais emblemáticos são a Capela dos Ossos, as Termas Romanas, a Universidade de Évora e o Aqueduto da Água da Prata. Pode ainda considerar o Castelo Velho, o Museu do Relógio, o MADE – Museu do Artesanato e do Design e a Igreja da Graça. (aqui pode consultar locais, preços e horários).
Onde comer?
Além de poder deliciar-se nas opções do Évora Hotel, pode aproveitar a estadia para conhecer restaurantes típicos da cidade, que lhe apresentarão a mais pura tradição alentejana à mesa. A recomendação feita à Ambitur foi o Café Alentejo, na Rua do Raimundo. Este restaurante está fechado ao domingo e à segunda-feira, mas nos restantes dias funciona tanto ao almoço como ao jantar.
Será calorosamente recebido pelo staff ou pela proprietária, a Dona Rita, que o fará sentir-se em casa e prontamente lhe indicará os pratos que tem mesmo de experimentar. Entre as sugestões está a tão popular Sopa de Cação, que poderá funcionar como uma entrada reconfortante, especialmente nos dias mais frios. Mas tem outras opções em lista: Ovos mexidos com espargos, Picos de porco alentejano, Rissóis de caça e Cogumelos selvagens salteados em azeite.
Para seguir a refeição saboreie-se com Bochechas de porco assadas no forno com batatinhas, Rabo de boi estufado em vinho tinto e até as Migas alentejanas ou de espargos com carne do alguidar. Para os que preferem peixe, existem alguns pratos de bacalhau.
E para fechar em bom a experiência na cidade, adoce o paladar com o tradicional Torrão Real de Évora (um favorito), a Sericá com Ameixa d’Elvas ou a Tarte de caramelo salgado, fazendo-se acompanhar de um café ou de um cálice de vinho do Porto.
Por Diana Fonseca, a convite do Évora Hotel