Universidade Europeia dedica dia à investigação no Turismo

A Universidade Europeia vai dedicar o dia 20 de fevereiro à investigação reunindo 23 profissionais que vão partilhar as mais recentes tendências turísticas e hoteleiras com os estudantes da licenciatura e de mestrado.

A 2ª edição do Research Day constitui uma imersão dos estudantes de turismo e hospitalidade no caminho da investigação e o programa esta estruturado em torno das temáticas que marcam as agendas de investigação mundiais: comportamento do consumidor, gestão do turismo e da hotelaria, turismo, cultura e território e sustentabilidade.

A sessão de abertura é presidida por Pedro Barbas Homem, reitor da Universidade Europeia, e Antónia Correia, diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia.

No primeiro painel – comportamento do consumidor — destacam-se as motivações dos estudantes internacionais que decidem estudar em Portugal por influência dos seus pares mais do que pelas vicissitudes do destino. Analisa-se o comportamento de compra de luxo com abordagens inovadoras num segmento que está a encetar a sua relação com Portugal, mas sobre o qual pouco se conhece: os chineses. Exploram-se experiências criativas num dos principais recursos de Portugal: as salinas. Discute-se a segurança dos turistas numa era em que os contingentes sociais apontam para insegurança e instabilidade e a nostalgia na diáspora Europeia.

Sobre a “gestão do turismo e da hotelaria”, focam-se processos de filiação e competição entre hotéis que demonstram que o segredo já não é a alma do negócio, mede-se a viabilidade de rotas de tapas, por processos que justificam a necessidade de continuar a realizar eventos como estes. Porque o turismo é uma indústria de pessoas para pessoas, fala-se de emoção no trabalho como fator alavanca para a melhoria da produtividade, e, porque a produtividade é muito influenciada pela liderança discutem-se estilos de liderança. A 2.ª sessão termina com a apresentação dos iphones no neuromarketing tecnologias que revolucionaram a indústria e muito rapidamente vão revolucionar o turismo.

No painel turismo, cultura e património, discute-se turismo religioso numa perspetiva criativa para devolver ao turismo a espiritualidade. Introduz-se a mediação cultural e a literatura e a simbologia cinematográfica no turismo porque uma imagem vale mais do que 1000 palavras, juntam-se experiências enogastronómicas e o tão popular turismo de saúde e bem-estar.

No painel Sustentabilidade reflete-se sobre a necessidade de relatórios integrados nas empresas hoteleiras e turísticas, passa-se para a necessidade e ânsia que os locais mostram pelo desenvolvimento turístico em regiões claramente vetadas ao abandono. Analisa-se sector publico e a proteção aos animais em contexto turístico e a cooperação e a inovação entre todos os agentes intervenientes no setor para promover a sustentabilidade.

A sessão de encerramento é apresentada por Diana Dias, vice-reitora da Universidade Europeia, e reveladas as novas tendências de educação em turismo.