Universidade Europeia é porta de entrada para o setor do turismo

O Turismo é uma indústria de grande relevância para Portugal: de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o setor do Turismo representou cerca de 8,7% do PIB português em 2020, mesmo com as restrições e limitações causadas pela pandemia de COVID-19. Apesar do impacto negativo que a pandemia teve, tem-se verificado uma recuperação gradual do setor do Turismo, com a retoma das viagens internacionais e a realização de eventos turísticos, tendo sido Portugal eleito o melhor destino turístico do mundo nos World Travel Awards em 2021.

A Universidade Europeia iniciou o primeiro curso de Turismo no ISLA há 60 anos e, desde então, tem vindo a responder às necessidades do mercado, formando profissionais, cujas atuais funções refletem a qualidade do ensino ministrado. Os cursos de Turismo e Hospitalidade têm taxas de empregabilidade elevadíssimas, no caso da Universidade Europeia, acima dos 90%.

Ancorada na sua história, a Universidade Europeia pauta a sua atividade enquanto instituição de ensino superior pela inovação:

  • A Licenciatura em Gestão Hoteleira é a única no país ministrada numa Universidade;
  • A Licenciatura em Gestão Hoteleira garante estágios de Direção Hoteleira no final do 3º ano aos melhores alunos do curso;
  • A Academia Gourmet proporciona uma experiência de aprendizagem única, imersiva e prática, onde a imaginação e criatividade são protagonistas;
  • A Licenciatura em Turismo oferece cumulativamente formação aos nossos alunos nos dois GDS líderes no turismo, Amadeus e Galileu.
  • Garante todos os anos Master Classes internacionais com docentes e investigadores internacionais de renome;
  • O Mestrado de Gestão do Turismo participa na criação do Research Experience, um evento de carácter científico.

Internacionalização

  • Parcerias internacionais com algumas das melhores escolas de turismo e gestão hoteleira da Europa e do mundo;
  • Através dos programas de mobilidade dá a possibilidade aos alunos de alavancar a sua carreira profissional no estrangeiro;
  • A Universidade Europeia é uma das poucas Instituições de Ensino Superio do país a oferecer a Licenciatura em Turismo lecionada 100% em inglês.

Modelo Académico

A aprendizagem experiencial é a base do modelo académico da Universidade Europeia, em que se aprende “fazendo”, “sendo”, “pensando” e “vivendo”, permitindo ao estudante adquirir os conhecimentos, as competências e os valores necessários para o desenvolvimento da sua futura profissão e enfrentar os desafios da transformação social e digital.

Este modelo materializa-se em quatro cenários de aprendizagem: problema-based, challenge-based, research-based e simulation-based learning. Cada semestre os alunos desenvolvem estratégias para responder aos desafios lançados por empresas do setor do Turismo. Uma das mais antigas parcerias com aplicação do challenge-based learning é com o Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), em que os alunos apresentam soluções para o desenvolvimento destes países.

Contacto com o mercado

  • Através da Academia: organização de debates, conferências, simpósios e mesas redondas; organização de master classes; criação de eventos científicos.
  • Profissionais da área: “O dia em que as Empresas do Turismo e os Hotéis vêm à Universidade”, visitas de estudo a hotéis, feiras de turismo, entre outros; Dia da Empregabilidade e Parceria com a Academia Valverde.

*Este artigo foi publicado na edição 343 da Ambitur.